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Adolescentes de férias: período desregrado faz mal para a saúde?

Entenda quais excessos devem preocupar os pais durante o descanso da escola

Férias! O tão esperado período do ano chegou. Já em contagem regressiva, os jovens fazem planos: não ter hora para dormir, para comer, poder relaxar do jeito que gosta, seja ficando horas no computador sem compromissos, seja na rua, com amigos ou viajando com a família. Cada um planeja e vive seu descanso merecido como mais gosta. O problema é que nem sempre o fazem da melhor maneira quando estamos falando de saúde.

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O ser humano necessita de descanso como forma de recuperar energia e as férias são um período ideal para isso, no entanto passar muito tempo vivendo de forma desregrada não é saudável. Veja alguns malefícios dos excessos:

Pouco sono

O sono é reparador e faz bem à saúde física e mental. Além de ajudar o sistema imunológico a se fortalecer é durante o sono que o hormônio de crescimento é liberado de maneira mais consistente, especialmente no início da noite, portanto dormir tarde todos os dias pode ser um problema. Além disso a falta de sono pode ter como consequências irritabilidade e os problemas de atenção, memória e concentração.

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Excesso de computador e celulares

O excesso de horas no computador pode levar a problemas de saúde tais como dores de cabeça, nos braços, no pescoço e contraturas dos músculos dorsais, consequentes à projeção do pescoço para frente e para baixo. Além disso o movimento repetitivo pode gerar tendinites nas mãos. Transtornos psíquicos podem surgir, tais como depressão, ansiedade e impulsividade.

Os olhos também sofrem com esse hábito, pois a atenção à tela faz com que pisquemos menos e consequentemente diminua a lubrificação ocular, podendo levar, a curto prazo, à sintomas como vermelhidão, coceira e sensação de olhos cansados e a longo prazo, problemas tais como catarata, presbiopia, problemas de córnea, retina, mácula e cristalino.

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Alimentação

Não ter horários para comer é uma delícia, não é? Mas cuidado, nosso organismo precisa ser alimentado adequadamente mesmo nas férias. Dar umas escapadas e comer um pouco mais de guloseimas e experimentar novos pratos são atitudes normais, mas não faça nada que possa se arrepender depois. Os quilinhos ganhos podem ser difíceis de queimar. O cuidado deve ser dobrado para aqueles que brigam com colesterol, triglicérides e glicose altos, pois não precisam de muito para perder todo o equilíbrio conquistado durante o ano. Evite passar mais de 4 horas sem comer e não deixe de tomar um bom café da manhã, nosso organismo precisa de alimentos para manter o metabolismo saudável. Especialmente no verão, não se esqueça de ingerir muita água!

Sedentarismo

Ficar parado não traz benefício nenhum, aproveite as férias para se movimentar e praticar exercícios físicos. Isso vai te ajudar a relaxar, conhecer novas pessoas, diferentes locais e dar uma equilibrada nas extravagâncias alimentares. Não é muito fã de esportes? Tudo bem, saia para uma caminhada, vá dançar, enfim, veja o que mais lhe agrada.

Drogas e álcool

Muito cuidado! É comum que os primeiros contatos e os abusos aconteçam nas férias, principalmente em viagens de grupos de adolescentes. Além dos riscos de uma intoxicação aguda, outras consequências podem vir junto, tais como acidentes, relacionamentos e atitudes dos quais você pode se arrepender depois e sexo desprotegido. E sempre existe o risco desse uso se tornar um hábito. Seus amigos estão te oferecendo? Pare e pense se é isso mesmo que você quer para você.

Se divertir com segurança, fugir da rotina do dia a dia e usufruir dos diferentes momentos de lazer são a fórmula para um descanso saudável. Todos prontos? Não se esqueçam dos protetores solares, repelentes, garrafas de água e muito pique, para curtir as férias da melhor forma possível. Relaxe, passeie, encontre velhos amigos, faça novas amizades e aproveite para recarregar as baterias, pois 2019 está aí!