Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Sua gravidez
A barriguinha ainda não começou a aparecer. Mas dentro de você, milhões de mudanças estão acontecendo, principalmente no seu útero.
Seu obstetra já pode perceber a presença da gravidez através do exame físico, pois seu útero está mais globoso e sua vagina e o colo do útero estão arroxeados devido o aumento da vascularização na mucosa.
A parede do útero onde o embrião está se desenvolvendo também tende a ficar mais arredondada e amolecida. A sensibilidade nos seios continuam e talvez seja perceber o aparecimento de alguns vasos sanguíneos.
Seu bebê
A 8ª semana é caracterizada pelo fim do período embrionário, e o crescimento do embrião está a todo vapor nessa reta final. Ao concluir a semana, todos os sistemas do organismo estarão formados e em pleno desenvolvimento.
No começo da semana, seu embrião terá aproximadamente 16 mm podendo chegar até 22 mm. A ginecologista e obstetra Livia Migowski explica que ainda é muito difícil de apontar o peso do embrião com precisão, mas acredita-se que esteja em torno de 1g.
O baço, a traquéia, a laringe e os brônquios começam a tomar forma. A pontinha do nariz e as dobras das pálpebras tendem a ficar mais visíveis, mesmo que ainda não seja possível enxergá-los pelo ultrassom.
Cuidados
Essa é uma fase mais crítica em relação ao aparecimento de malformações. Por isso, é preciso evitar qualquer coisa que possa causar danos ao bebê.
Para isso é fundamental que você não faça uso de drogas, fume, consuma bebidas alcoólicas ou se exponha à radiação, como é o caso dos exames de radiografia.
A obstetra recomenda que você evite consumir embutidos ou refrigerantes e passe a investir mais em frutas, que hidratam e são boas fontes de vitaminas.