Sou graduada em educação física há 12 anos, pós-graduada em condicionamento físico para grupos especiais e fisiologia do...
iA palavra Yoga, nessa grafia, vem do sânscrito, língua falada por um povo que vivia ao norte da Índia, por volta de mil anos antes de Cristo. Nessa língua todas as palavras terminadas em A são masculinas ou neutras e, por essa razão, muitas pessoas tratam o yoga de ?senhor?, assim como os asanas (posturas) ou pranayamas (controle da respiração). No entanto, da mesma forma que as posturas precisam ser confortáveis, podemos dizer que a ioga veio para o Brasil para ficar e a cada ano encanta e ajuda mais pessoas em termos de saúde, autoconhecimento e bem-estar.
A palavra, em si, quando estudada de acordo com a sua etimologia, transmite a ideia de controle sobre algo e união. O Yoga representa um conjunto de filosofias, teorias e diversas práticas que fazem parte da cultura da Índia de tal forma que parece existir desde sempre. Por essa razão, existem estudiosos envolvidos em encontrar dados e informações com o objetivo de tentar esclarecer onde e quando o Yoga começou.
Estudiosos indicam que os primeiros registros da prática são datados de 3500 a 1500 anos antes de Cristo, passando pelo Budismo (600 a. C.), Patañjali (Raja-yoga e o Yogasutra ? 400 a 200 a.C.), Bhaghavad Gita (Bhakti Yoga, Karma Yoga e Jnana Yoga ? 400 a.C. a 400 d.C.), Tantrismo (com alguns esboços do Hatha-Yoga e Kundalini Yoga), reafirmação do Yogasutra até chegar em Goraknath , primeiro sistematizador do Hatha-Yoga (1100 d.C.).
De modo abrangente, o Yoga foi sistematizado no Yogasutra de Pajanli, um sábio que organizou os ensinamentos em 196 frases (aforismos), sendo esses distribuídos no entendimento de oito partes:
- 1 e 2 -Yamas e Niyama: normas de conduta e atitudes para saúde mental
- 3 - Asanas - posturas
- 4 - Pranayama - controle da respiração
- 5 a 7 - Técnicas de concentração e meditação
- 8 - Samadhi: meditação profunda.
O primeiro sutra de Patanjali diz que Yoga é a paralisação do turbilhão da mente e, a partir daí, ensina através do conforto e bem-estar as práticas e filosofia do método. Com o decorrer do tempo, as práticas foram modificadas e deram início a várias escolas com tradições variadas, que, por sua vez, originaram outras reformas tornando a doutrina e a prática diferentes em cada corrente de ensino.
De acordo com a literatura, existem seis tipos de Yoga que alcançaram maior destaque: Râja-Yoga, Hatha-Yoga, Jnâna-Yoga, Bhakti-Yoga, Karma-Yoga e o Mantra-Yoga.
- Râja-Yoga ou Yoga Clássico (sistematizado por Patanjali): considerado como Yoga próprio daqueles que possuem o controle da mente
- Hatha- Yoga ou Yoga Vigoroso: tem como objetivo transcender a consciência e realizar a si mesmo. O Hatha-Yoga está relacionado com o desenvolvimento do corpo, para que esse possa suportar a força da realização transcendente
- Jnâna-Yoga é o Yoga do Conhecimento: busca a realização de si mesmo através do discernimento entre o real e o irreal
- Bhakti-Yoga ou Yoga do Amor: transforma a devoção em uma forma de meditação
- Karma-Yoga é o Yoga da Ação: cada um deve executar a ação que lhe cabe sem esperar reconhecimento, sem apego
- Mantra-Yoga: busca atingir a transcendência através de mantras, que são expressões vocais sagradas.
Mais recentemente, surgiram outras vertentes do Yoga, como:
- Yoga-Nidra: forma de meditação adaptada em 1962 pelo Swami Shivananda Saraswati, utilizada no retraimento ou convergência dos sentidos
- Iyengar Yoga: método baseado no Yogasutra, mas com acessórios e adaptações que facilitaram a prática criada por B.K.S Iyengar (1918-2014)
- Vinyasa Yoga: prioriza os movimentos coordenados com a respiração e não é sistematizado. Dentre os estilos mais famosos estão o Ashtanga (por volta de 1950-1970), prática de posturas seguidas em forma de sequência com alta exigência física e o Power Yoga (1990), mais voltado para a ginástica.
Escrever sobre Yoga é sempre um desafio, então as informações foram baseadas em algumas das fontes citadas abaixo. Vale a pena a visita e a leitura.
Na internet:
- http://www.iyengar.com.br/
- http://yoga.about.com/
- http://www.humaniversidade.com.br/
- http://nazareuniluz.org.br/
- http://marcosrojo.com.br/
- http://hermogenesyoga.com.br/
- http://www.yogashimada.com.br/
- http://www.monjacoen.com.br/
-
http://lonavalayoga.org/.
Nos livros:
- O que é Yoga. Editora Nova Era. Professor Hermógenes
- Estudos sobre o Yoga. Editora Phorte. Autores diversos como Marcos Rojo, Mario Ferreira e Lilian Cristina Gulmine
- Yoga: Imortalidade e Liberdade. Editora Palas Athena. Mircea Elíade
- A tradição do Yoga. Editora Pensamento. Georg Feuerstein.