Graduação em Fisioterapia pela PUC-Campinas. Especialização em Fisioterapia Músculo-Esquelética (formato de residência m...
iVocê é do time que sofre com dor nas costas? Se sim, saiba que não está sozinho! É fato que, muitas pessoas, pelo menos uma vez na vida acabarão sentindo esse incômodo. As dores nas costas são causadas, muitas vezes, por estresse ou tensão devido a uma postura errada ao trabalhar, uma posição inadequada na hora de dormir ou outros hábitos de vida.
Algumas pessoas sentem, inclusive, dificuldade para dormir como resultado de dores ao deitarem na cama, e isso tem muito a ver sobre a posição em que você dorme, como posiciona o seu travesseiro e quantos travesseiros utiliza durante a noite, sabia? Pois é!
O posicionamento da almofada é uma estratégia que pode ser diferente de pessoa para pessoa, mas saber como posicionar corretamente o seu travesseiro na cama pode ajudar a reduzir e prevenir dores e preparar o seu corpo para uma noite de sono melhor. Eu te mostro como!
Travesseiro com toalha enrolada na base:
Pegue uma toalha grande, enrole-a e coloque-a na base do travesseiro. O rolo proporcionará um ótimo lugar para descansar a curva do pescoço, mantendo a coluna alinhada. Essa tática funcionará se você estiver deitado de costas ou de lado e geralmente vai muito bem para pessoas com dor no pescoço.
Travesseiro posicionado de maneira longa:
Às vezes, colocar os travesseiros no caminho mais longo do corpo ajuda a manter você em uma posição menos dolorosa. Para quem tem problemas respiratórios, por exemplo, essa é uma boa maneira de ficar um pouco apoiado. Coloque os travesseiros sob as omoplatas e não apenas sob o pescoço.
Travesseiro corporal para dormir semi-caído:
Apostar em travesseiros corporais ou alinhar uma fileira de travesseiros para abraçar é uma ótima solução para muitos tipos de dor. Se você não pode deitar diretamente sobre um ombro, mas gosta de dormir de lado, essa pode ser uma boa estratégia. Ela também funciona bem para quem gosta de deitar de barriga para baixo, mas não consegue no momento.
Coloque o travesseiro corporal ao seu lado e deite-se em cima dele, mas apenas na metade do caminho. Depois, ajeite a perna e o braço por cima do travesseiro.
Travesseiro entre os joelhos:
Se você dorme de lado, a recomendação é colocar um travesseiro entre os joelhos. Ao deitar de lado, naturalmente ocorre uma inclinação para baixo da lateral do quadril até o joelho, e isso coloca tensão nos quadris, geralmente resultando em dor. Por outro lado, posicionar o travesseiro entre os joelhos ajuda a evitar a tração para baixo no quadril, alinhando o joelho e o tornozelo com o quadril.
Colocar a almofada dessa forma também é importante após uma cirurgia de quadril ou joelho.
Se você tiver que se virar de um lado para o outro e estiver preocupado com a possibilidade de rolar na cama, coloque travesseiros também atrás de você nesta posição. Assim, quando você tentar rolar, os travesseiros irão pará-lo e lembrá-lo de ficar de lado.
Travesseiros colocados sob os joelhos:
Algumas pessoas que têm dor nas costas sentem-se melhor deitadas de barriga pra cima, outras de barriga para baixo, com uma perna dobrada para o lado, e algumas pessoas se sentem melhor de costas, com as pernas elevadas. Colocar travesseiros bem abaixo dos joelhos e tornozelos pode aliviar a coluna vertebral quando estiver deitado de costas, proporcionando um bom alívio da dor.
Lembre-se: o relaxamento é a chave. Não importa a posição que você escolher, manter a coluna confortável é a parte mais importante da equação. Você pode notar lacunas entre seu corpo e a cama que tencionam seus músculos e sua coluna. Por isso, use travesseiros para preencher esses espaços.
O seu travesseiro deve embalar toda sua cabeça e pescoço e ajudar a apoiar a parte superior da sua coluna. Se você dorme de costas, o travesseiro deve preencher completamente o espaço entre o pescoço e o colchão. Se você dorme de lado, tente usar um travesseiro mais grosso para manter sua cabeça alinhada com o resto do corpo.
A criatividade com os travesseiros pode ajudar muito a prevenir e reduzir a dor em várias partes do corpo. Mas se isso não ajudar, não deixe de procurar um especialista para investigar melhor esse incômodo.