Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
As pessoas cujos dentes e gengivas estão em más condições podem ser mais suscetíveis ao vírus oral do HPV, que pode causar certos tipos de câncer de boca e garganta. É o que sugere um novo estudo da University of Texas Health Science Center (EUA). Os resultados foram publicados dia 21 de agosto na revista Cancer Prevention Research.
Os pesquisadores acompanharam mais de 3.400 americanos adultos, que responderam um questionário avaliando sua saúde bucal como "pobre", "justa", "boa" ou "excelente". Aqueles que disseram manter uma higiene bucal como pobre ou justa eram mais propensos a ter uma infecção oral pelo papilomavírus humano (HPV).
No geral, 10% das pessoas com cáries nos dentes ou doença periodontal era positivo para HPV oral - comparado com 6,5% das pessoas que avaliaram sua saúde bucal como "bom" ou "excelente". Sua equipe tentou levar em conta outros fatores que podem afetar a saúde bucal ou as chances de ter HPV - como fumar ou múltiplos parceiros sexuais orais. E má saúde bucal ainda estava ligada a um aumento de 56% no risco de HPV oral.
Segundo os pesquisadores, os resultados não provam que os dentes e as gengivas doentes causar infecção pelo HPV, mas há claramente uma conexão. Ainda assim, afirmam, há motivos de sobra para cuidar bem dos dentes e gengivas. O HPV, além de causar verrugas genitais e anais (transmitidas pelo ato sexual), também pode afetar a via oral. Na maioria dos casos, o sistema imunológico elimina a infecção sem apresentar sintomas, mas pode ser que o vírus persista e se transforme em uma infecção grave, podendo levar ao câncer de orofaringe, que afeta a parte de trás da garganta, a base da língua e amígdalas.
Ponha no prato alimentos que deixam dentes e gengivas saudáveis
Escova, pasta de dente e fio dental são indispensáveis para ter dentes saudáveis. Mas se engana quem pensa que eles são os únicos aliados da saúde bucal. A dentista Oneida Werneck, presidente da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral, explica que alguns alimentos são fundamentais para deixar dentes e gengivas saudáveis. "Eles não substituem os cuidados básicos com a saúde bucal, mas se somam a eles para conseguir dentes perfeitos."
Que tal mudar a alimentação e distribuir mais sorrisos de hoje em diante? "A vitamina D, por exemplo, aumenta a eficiência da absorção intestinal de cálcio em até 40% e a de fósforo em 80%", afirma a nutricionista Thais Souza, da rede Mundo Verde. Essa influencia também aparece na arcada dentária, onde essa vitamina ajuda na fixação do cálcio nas bases ósseas e dentárias.