Foram divulgadas novas recomendações sobre a idade gestacional considerada ideal para o dia do parto. Parece só um detalhe, mas uma semana para um bebê pode fazer toda a diferença em toda a sua vida logo após seu nascimento e seu desenvolvimento global. Afinal, a partir de quantas semanas o bebe pode nascer?
A gestação dura uma média de 40 semanas (280 dias) a partir do primeiro dia da última menstruação até a data de parto estimada. No passado, o período de 3 semanas antes até duas semanas após a data prevista para o parto era considerado dentro do prazo, ou seja, de 37 a 42 semanas, com a expectativa de que os resultados neonatais dos partos nesse intervalo fossem bons.
Cada vez mais, no entanto, as pesquisas mostram que os resultados neonatais, ou seja, inúmeros problemas de saúde dos bebês, especialmente respiratórios, variam de acordo com a idade gestacional que o bebê nasceu, dentro dessa faixa etária de 5 semanas de gestação.
Para resolver esta falta de uniformidade, um grupo de trabalho do Colégio Americano de Ginecologistas e Obstetras foi convocado no final de 2012 e recomendou que o rótulo de "termo" fosse substituído com as seguintes designações:
- prazo inicial - 37 semanas de gestação a 38 semanas e seis dias de gestação
- termo propriamente dito - 39 semanas de gestação a 40 semanas e seis dias de gestação
- pós-termo - 41 semanas de gestação a 41 semanas e seis dias de gestação
- gestação prolongada - 42 semanas de gestação e além
A Sociedade de Medicina Materno - Fetal Norte Americana apoia essas recomendações.
Essa mudança se baseou em diferentes estudos trabalhados pelos representantes do Eunice Kennedy Shriver Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, da Sociedade de Medicina Materno - Fetal (SMFM) e outras sociedades profissionais e organizações interessadas dos EUA. Com base nessas pesquisas podemos concluir que a frequência de resultados neonatais ruins é menor no grupo de gestações que tiveram o parto entre 39 e 40 semanas e 6 dias de gestação.
Por esta razão, os projetos de melhoria da qualidade da assistência nos EUA têm focado, por exemplo, na diminuição de partos agendados com menos de 39 semanas de gestação, seja por cesárea ou indução de trabalho de parto, sempre que possível, de acordo com a indicação médica.
No Brasil, os protocolos de conduta também se baseiam nos protocolos de entidades internacionais. E essa mudança vem para melhorar a assistência das nossas gestantes. É importante ressaltar que os protocolos de condutas servem para nos guiar, mas o pré-natal bem feito, com uma avaliação individualizada é que vão determinar a decisões médicas.