Daniella Freixo de Faria é especializada em psicologia analítica e transpessoal e formada pela PUC-SP. Dentre as várias...
iCom nosso cotidiano tão corrido, repleto de desafios e tantos itens para darmos conta, será que conseguimos reconhecer tamanha dedicação? Muitas vezes, quando estamos nessa correria, entramos com tudo nessa imensa exigência e, junto com ela, nos tornamos extremamente críticos, tanto conosco quanto com nossa família. Existe um movimento lindo, necessário e muito feliz que podemos incluir em nossa vida: o reconhecimento.
Reconhecer a si mesmo e ao outro é um passo fundamental para nos tornarmos conscientes de nossa caminhada, nossas atitudes, encontros e nos relacionarmos de forma amorosa, construtiva e rica. No caso da educação das crianças, isso constrói nelas autoconfiança e vontade de melhorar.
O primeiro reconhecimento importante é do quanto cada um de nós é único, não há ninguém igual e isso é especial demais. Sendo assim, cada uma das nossas relações, encontros de dois, de três, de quatro, de cinco indivíduos, são também únicos e especiais.
Quando entramos em contato com o reconhecimento, estamos falando de amor, de aceitação, de parceria, entrega, gratidão e confiança com seu filho. Meu convite é para que façamos isso diariamente em nossas vidas. Reconhecer nosso parceiro/a de jornada, reconhecer nossa própria caminhada, olhar com gratidão para nossas crianças e sentir esse amor. Perceber o ser único que se apresenta e nesse encontro aprender, crescer, transformar nossa vida juntos para melhor, para amor consciente.
O desafio é fazer isso com amor e paciência, e reconhecer no dia a dia corrido, em que coisas importantes acontecem e não demos um reconhecimento positivo. Para isso gostaria de sugerir uma atividade muito rica: a Caixa de Reconhecimento. Com essa vivência diária, abrimos nosso coração para olhar para o outro e para nós mesmos de um novo lugar: de amor, ternura, compaixão e muita alegria.
Funciona assim: pegue uma caixa de tamanho mediano e junto com sua família, enfeite-a. Com desenhos, adesivos, pintura... Do jeito que vocês fizerem estará lindo, único e especial. É importante que as crianças participem disso, pois assim elas se conectam com a vivência. Depois coloque dentro da caixa um bloco de papeis pequenos e canetinhas coloridas.
Faça então o seguinte combinado com sua família: essa é a caixa de reconhecimento, a caixa que receberá bilhetinhos (escritos ou mesmo desenhados para os menores) contando das boas atitudes de todos da família. Combinem que abrirão a caixa uma vez por semana ou uma vez a cada quinze dias e mãos à obra! Toda vez que acompanhar alguma atitude positiva, por mais simples que seja, deixe um bilhetinho na caixa com o nome dessa pessoa. No tempo combinado, abram a caixa juntos e curtam o sabor e a gratidão de perceber o reconhecimento daqueles que te amam. E perceba a alegria de reconhecer aqueles que amamos.
O resultado é mais consciência sobre as próprias atitudes: é estarem realmente juntos, o que faz da família um belo time do qual todos tem muito orgulho de pertencer. Faz com que todos cuidem mais de todos e os detalhes que normalmente passam desapercebidos em nosso cotidiano pulem aos olhos, sendo possível reconhecer, agradecer e curtir cada momento em família. É possível vibrar amor, viver o amor.