Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
iO que é ser uma pessoa pessimista? Aquele que é pessimista tem por característica ver, pensar, sentir e interpretar as coisas a sua volta pelo lado negativo e tende a esperar pelo pior. Quem está nesse estado emocional vivencia o oposto do otimismo e tem dificuldade de perceber o lado bom das coisas. O pessimista, às vezes, tem pouca espera ou fé por um mundo melhor.
Como não existem verdades absolutas e tudo é uma questão de interpretação, ser pessimista nada mais é do que uma forma de "ler" as informações recebidas pelo mundo. A capacidade de avaliação, interpretação e interação das coisas, por ser relativa, acaba sendo passível de escolha, assim, podemos ser um pouco otimistas ou pessimistas perante um cenário apresentado a nós. Com isso, esse nosso estado emocional de ser ou não pessimista, pode variar de acordo com os estímulos externos para avaliá-lo como bom ou ruim. As nossas experiências passadas costumam contar muito. Qual aprendizado você tem de algo que lhe aconteceu? Usa esse conhecimento como fonte para as escolhas futuras? Todo cuidado é pouco para não generalizar. Quem é pessimista convicto, nada mais faz do que ser generalista na tragédia ou desgraça.
Ser pessimista por si só não é bom ou ruim. O que é muito ruim são os extremos: nunca ser pessimista, sempre ser pessimista, nunca ser otimista, sempre ser otimista. A chave do sucesso para tudo na vida está na capacidade de ter flexibilidade e saber se adaptar as situações. Quem prevê uma situação ruim, pode se planejar antes e até mesmo se proteger de algo. Mas quem apenas vê o pior não se programa para o sucesso e possível lucro.
A realidade não tem a ver com o pessimismo ou otimismo. É uma bela frase de grande impacto diz "não sou pessimista, sou realista". Porém, a realidade para muitas situações é relativa, e com isso, nos sobram apenas as interpretações. Se a vida é feita dessas interpretações, tanto o otimista quando o pessimista estão certos. Com isso, a capacidade de adaptação aos fatos é a salvação para uma melhor interação com as pessoas e fatos da vida.
De modo geral, os pessimistas, sejam aqueles que são o todo ou tempo, ou na maior parte do tempo, possuem algumas características de personalidade em comum, tais como:
- São pessoas detalhistas
- Às vezes, apresentam sintomas de depressão, tristeza ou angústia
- Tendem a serem pessoas mais isoladas e com pouco contato social
- Percebem o mundo de forma mais amarga e com pouca esperança
- São muito rígidos, pouco flexíveis para novas opiniões
- Tendem a ser egocêntricos.
Podemos dizer que quem é pessimista sofre para se adaptar. Quem vive a vida certo das ideias e cheio de certezas pode ter grandes problemas para sobreviver aos impactos causados pelo inesperado. E a vida é cheia de novas situações e imprevistos.
Para que uma pessoa possa aprender a ter flexibilidade e autocrítica em relação ao pessimismo é interessante pensar que não se deve deixar de ter opiniões pessimistas. Isso é útil, interessante e inteligente. Mas ninguém deve ter apenas uma opinião. Ser pessimista não é o ideal de forma rígida e isolada. Ter ideias, ações ou mesmo comportamentos pessimistas faz parte do movimento natural da vida.
Sessões de hipnose, programação neurolinguística, coaching são ideias para ajudar a criar novos caminhos e escolhas. Ser flexível, ter capacidade de adaptação, poder criticar as próprias ideias, ser capaz de mudar de opinião é a chave para o sucesso na vida, no trabalho, nas relações. Sucesso no seu caminho de mudança. Viver é poder mudar para se adaptar sempre.