Doutor em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina, tem título de especialista e...
i Cardiomegalia significa que o coração esta maior que o normal. Nesse caso, coração grande não é elogio! Quando esse órgão aumenta de tamanho, ele perde força. As fibras ficam estiradas e com o tempo, a pessoa sente sintomas de insuficiência cardíaca (incapacidade de o coração bombear sangue oxigenado suficiente para as necessidades de cada situação).
Quanto pior a função, maior a probabilidade de arritmia cardíaca, morte súbita e cansaço aos esforços. Alguns sinais como desmaios, insuficiência renal associada, taquicardias ventriculares em exame de holter e baixa capacidade aeróbica marcam um grupo de pessoas onde existe maior probabilidade de complicações.
Um meio de quantificar o grau de insuficiência cardíaca é uma escala chamada classe funcional da New York Heart Association, que possui itens do I ao IV:
- Classe funcional I: cansaço apenas para esforços intensos
- Classe funcional II: cansaço para esforços moderados
- Classe funcional III: cansaço em esforços pequenos
- Classe funcional IV: cansaço com mínimo esforço, como escovar os dentes e se pentear, ou repouso.
Saiba mais: Além do coronavírus: falta de ar sinaliza 7 doenças
Ao surgirem os primeiros sintomas, é muito importante entrar em contato com um médico e procurar um pronto atendimento. A atenção é redobrada para aquelas pessoas que possuem os fatores de risco para complicações já citados. Os sintomas mais comuns são:
Saiba mais: Além do coronavírus: falta de ar sinaliza 7 doenças
- Cansaço
- Tonturas
- Falta de ar no esforço ou mesmo em repouso
- Palpitações e desmaios são comuns e podem significar piora do problema
- Edema (inchaço) nas pernas
- Sensação de satisfação mesmo comendo pouco ("empanzinamento")
- Tosse seca em especial à noite
- Dificuldade de dormir por falta de ar ou ser acordado de noite por falta de ar significa que a função esta piorando ou você está retendo líquidos.
Saiba mais: Energéticos e suplementos alimentares podem aumentar risco de arritmias cardíacas
Não se deve deixar os cuidados com o coração de lado. Preste atenção aos sintomas principais e marque uma consulta médica se suspeita que seu coração esteja maior do que o normal.