Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Infelizmente, nem sempre o tabagismo foi considerado doença. Foi somente no final dos anos 1980, com a descoberta dos receptores da nicotina no cérebro e seu poder de viciar (maior do que drogas como cocaína e heroína), que a coisa mudou de figura.
Hoje sabe-se que os receptores específicos para a nicotina no cérebro, quando ativados, liberam substâncias que garantem sensação de prazer. É por isso que um cigarrinho já basta para amenizar sintomas de ansiedade e depressão. Diga-se, não à toa tem ganhado muitos adeptos nestes tempos de estresse crônico.
Na busca por essa sensação de bem-estar, a pessoa passa a acender um cigarro atrás do outro, condicionando-se. Nos viciados, deixar de fumar por algumas horas dá uma sensação terrível e um desejo incontrolável de tragar - é a síndrome da abstinência. Quem fuma mais de 15 por dia é considerado grande dependente.
Abstinência de nicotina
Quando as pessoas usam o tabaco de forma regular, o corpo delas desenvolve uma necessidade por nicotina. Se elas não ingerirem a nicotina, elas começam a ter sintomas de abstinência, que variam de pessoa para pessoa e dependem do quanto de nicotina a pessoa está acostumada a consumir. Quanto maior a quantidade, mais fortes eles são:
Pessoas que estejam com abstinência da nicotina podem achar difícil:
- Dormir;
-
Lidar com o estresse;
-
Concentrar-se.
A abstinência da nicotina começa normalmente 24 horas depois de a pessoa parar de fumar ou de usar substâncias com tabaco. Os sintomas podem piorar entre 24 e 48 horas depois de a pessoa parar de fumar e podem durar poucos dias ou até quatro semanas, mas a vontade de fumar e o aumento do apetite podem durar meses.
A boa notícia é que a abstinência pode ser tratada a partir de remédios, terapia, grupos de apoio, dieta e exercícios regulares. O mais importante, independente do porquê você fuma, é focar nos benefícios que largar a dependência podem trazer para a sua vida. Confira abaixo:
Fumar para melhorar o humor ou aliviar a tensão
Pergunte a você mesmo algumas questões para descobrir se você fuma para aliviar a tensão, a irritação, o stress ou para melhorar o humor. Fumar vem à sua cabeça automaticamente quando você está frustrado, tenso, nervoso ou triste? Fumar lhe acalma quando você está nervoso? Você fuma mais cigarros quando está nervoso? Se você já tentou parar de fumar no passado, você sentiu mais a falta do cigarro quando estava em período de maior stress?
O alívio que você sente ao fumar vem do ato de tirar um tempo para fumar e também dos efeitos químicos da nicotina no cérebro. Se você retornar ao ambiente estressante logo depois de acabar o cigarro, a tensão logo voltará e você precisará de outro cigarro. O cigarro, na verdade, não faz a tensão, o stress ou depressão sumirem.
A única forma de realmente controlar o stress na sua vida é identificar o que causa o stress e aprender a mudar o jeito que você reage a situações estressantes.
Fumar para controlar o peso
É verdade que a nicotina presente nos produtos de tabaco reduz seu apetite e lhe anima quando você sente que o nível de energia está caindo por causa da fome. Mas esses efeitos não duram e, antes que você espere, já está com fome de novo.
Usar o cigarro para manter o peso baixo tem outras desvantagens. Fumar não faz nada por seus músculos. Você pode até perder peso, mas seus não estarão tonificados e você também não terá a energia que vem da combinação de exercícios e alimentação correta.
Se mesmo assim você está fumando porque tem medo de ganhar peso quando parar, lembre-se que nem todo mundo engorda quando deixa de fumar.
Sensações que o fumo proporciona
Pense em que momentos do dia o cigarro é necessário: depois que os efeitos do café da manhã começam a passar? Perto das refeições? Depois de ficar parado por um longo tempo?
Às vezes as pessoas fumam para ganhar concentração ou se manter alertas. A nicotina presente nos produtos de tabaco geralmente é suficiente para despertar seu cérebro, mas não há substituto para uma boa noite de sono, uma alimentação saudável, a prática de exercícios e a vontade de curtir a vida.
Para se enturmar
Fumar pode ser uma coisa muito importante na sua vida social. Você fuma automaticamente quando está ao lado de alguém que fuma? Algumas pessoas, lugares ou coisas parecem fazer você querer fumar? Seus amigos fumam?
Os amigos se importam um com os outros, dão apoio e fazem atividades juntos para confirmar as afinidades que possuem. Mas por que compartilhar uma atividade que coloca sua vida em risco?
Se seus amigos fumam, pergunte se eles não querem parar também. Talvez muitos se convençam que seja hora de parar. Um poderá ajudar o outro. Caso eles não queiram, peça que não fumem perto de você, não lhe ofereçam cigarros ou não os deixem por perto.
Adolescentes e tabaco
Você pode ter começado a fumar para se adequar a seus amigos. Ou talvez seus pais fumem. Qualquer que seja o motivo que o levou a fumar, há muito mais razões para parar:
- Você estará controlando mais sua vida depois que você parar de fumar;
-
Você ficará mais bonito. Seu cabelo, suas roupas e sua respiração ficarão melhores e seu dente ficará mais branco;
-
Some o quanto você gasta por semana, mês ou ano com cigarros. Pense em tudo o que você pode fazer com esse dinheiro;
-
Fumar causa mau-hálito, problemas nos dentes, dores ou manchas na boca;
- Depois que você para de fumar, você irá se cansar menos depois das atividades físicas.