Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF//MG) em 2002. Residência Médica em Neurologia pela...
iTumor cerebral é obviamente um grande tabu quando o assunto são problemas neurológicos. Entretanto, é preciso necessário entender que existe um grande número de tumores cerebrais com chance de cura e que, na maioria das vezes, sinais e sintomas neurológicos suspeitos acabam não evidenciando um tumor. E quais são estes sinais e sintomas que devem preocupar?
Primeiro, um número grande de tumores cerebrais se manifesta com cefaleia ou dor de cabeça. São cefaleias que os neurologistas classificam como "secundárias", e algumas das características a seguir são comuns a elas:
- Caráter progressivo
- Pior pela manhã
- Pior ao deitar
- Vômitos em jato
- Não melhora com tratamento sintomático
Dores com estas características merecem uma avaliação médica e, dentre as considerações, tumor cerebral é uma possibilidade, mas, repito, não é a única.
Segundo, os tumores cerebrais podem se manifestar com sinais deficitários, como diminuição da força muscular em um lado do corpo, da sensibilidade, da coordenação motora e dos campos visuais ? sinais podem variar dependendo da localização do tumor. Notar aqui que estes sinais e sintomas são dimidiados, ou seja, em uma parte do corpo. Sintomas cerebrais irritativos, como crises convulsivas, também podem ser uma consequência de tumores cerebrais.
Saiba mais: Oscar Schmidt conta como foi a luta para vencer o tumor cerebral
Terceiro, existem os casos assintomáticos, descobertos acidentalmente por outras razões. Por exemplo, a pessoa bate a cabeça, faz um exame de imagem cerebral e se descobre um tumor. Aqui, é importante ressaltar que, salvo raras exceções, não há qualquer recomendação para screening de assintomáticos a fim de se pesquisar a presença de um tumor cerebral.
Finalmente, havendo qualquer dúvida o melhor a fazer é procurar auxílio médico e orientação mais adequada.