Redatora especializada na cobertura de temas sobre alimentação e universo fitness.
Alessandra dos Santos, 37 anos, começou a ter problemas com a balança na adolescência. "Isto aconteceu devido às mudanças no meu estilo de vida. Mas era um sobrepeso leve, cerca de 5 quilos. Quando colocava na cabeça que queria emagrecer, fazia dietas loucas como no almoço comer só cenoura e tomar suco de limão, e eu emagrecia, mas do jeito errado".
Até que após o casamento e nascimento dos filhos, o sobrepeso leve se tornou obesidade! "Com a vida corrida, filhos, casa e trabalho, me descuidei da alimentação e passei a comer muita besteira. Então, engordei cada vez mais e quando me dei conta havia ganhado 24 quilos".
Na tentativa de emagrecer, Alessandra buscou ajuda de médicos que ofereceram alternativas muito restritivas. "Tudo era proibido, até mesmo coisas saudáveis como o leite e o feijão, alimentos que gosto muito. Era muito frustrante não poder comer algo que faz bem para saúde. Eu já começava a dieta pensando no que ia comer quando o regime acabasse". E quando a dieta acabava, Alessandra comia de forma compulsiva e engordava novamente, afinal, estes métodos não a ensinaram a se alimentar de forma saudável.
Alessandra também chegou a tomar remédios para emagrecer. "Quando comecei a me sentir muito mal e descobri que estava com algumas alterações na tireoide, possivelmente por causa dos remédios, decidi parar".
Foi após tantas tentativas de emagrecimento frustradas que Alessandra descobriu o programa de emagrecimento Dieta e Saúde. Isto ocorreu em um ponto decisivo de sua vida. "Conheci o programa por meio da internet, comecei a ler sobre ele e pensei: esta é a minha última tentativa. Eu estava cansada de dietas e não enxergava uma saída para emagrecer de forma saudável".
As duas primeiras coisas que fizeram Alessandra perceber que com o Dieta e Saúde seu emagrecimento seria possível foram: o diário de pontos e a possibilidade de emagrecer sem restrições.
Isto porque uma das razões que levava Alessandra a engordar era não ter controle sobre o que comia. "O diário de pontos me dá noção do que eu estou comendo e permite que eu planeje minha alimentação do dia". Além disso, Alessandra pode realizar a reeducação alimentar sem privações. "Claro que não vou comer um pedaço de bolo todos os dias. Mas, enquanto fazia o Dieta e Saúde passei por dois aniversários dos meus filhos e consegui programar minha alimentação para comer o que tinha vontade e mesmo assim me manter dentro da pontuação. O fato de saber que quando quiser, vou poder comer um determinado alimento foi uma revolução na minha vida".
Além disso, Alessandra contou com o apoio de outras pessoas que também estão no processo de emagrecimento, por meio da comunidade do Dieta e Saúde. "As pessoas estão ali pelo mesmo motivo e as dificuldades pelas quais estiver passando, sempre vai ter alguém que já a enfrentou ou está enfrentando e podemos nos apoiar".
As reuniões online com as nutricionistas, a educadora física e a psicóloga também foram muito importantes no processo de emagrecimento de Alessandra, pois esclareceram suas principais dúvidas sobre alimentação saudável e exercícios.
Com todo este apoio, Alessandra mudou sua alimentação! Ela começou a comer mais cereais integrais, como arroz integral, e gorduras boas, como castanhas e chia. "Também decidi cortar as frituras, hoje faço tudo grelhado, cozido ou assado. Também deixei os salgadinhos e os refrigerantes". Os exercícios passaram a fazer parte do cotidiano de Alessandra. Ela começou com caminhadas e hoje realiza musculação quatro vezes, zumba três vezes e caminhada uma vez por semana.
Tudo isso aliado fez com que Alessandra emagrecesse 16 quilos! "Ainda pretendo eliminar 5 kg, mas dessa vez não estou com pressa que a dieta acabe. Isto porque hoje não estou fazendo nenhum sacrifício, muito pelo contrário, estou me divertindo com o aprendizado, com as descobertas sobre o meu corpo, com a qualidade de vida que estou tendo e com a nova imagem que vejo no espelho".
Com o emagrecimento, a saúde e a autoestima de Alessandra melhoraram muito. "Eu não conseguia andar de direito, pois tenho fascite plantar devido ao excesso de peso e conforme emagreci e comecei a praticar atividades físicas, as dores foram diminuindo".
O sono de Alessandra também melhorou e suas dores de cabeça praticamente acabaram. Ela, que antes fugia de fotografias, agora não passa mais de três dias sem tirar fotos suas. "Hoje eu adoro fotos".