Cardiologista do Laboratório Pasteur, em São Paulo.
Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
No meio do jogo, bem quando você ia chutar para o gol, sente a fisgada: a dor é insuportável e não dá sequer para raciocinar. Resultado? Primeiros socorros feitos de qualquer jeito, que podem até agravar uma lesão simples.
"Na desconfiança de um problema mais sério, o jeito é mesmo procurar um médico", afirma o ortopedista Ricardo Cury, professor do Grupo de Cirurgia do Joelho e Trauma Esportivo da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
"Mas, às vezes, basta usar uma bolsa de gelo ou de calor para resolver o machucado", completa . A seguir, dois especialistas em ortopedia explicam como você faz para aliviar os problemas mais comuns.
"Fisgadas" nos músculos
Às vezes, movimentos rápidos sobre uma musculatura não alongada e não aquecida levam a lesões musculares, explica o ortopedista Ricardo. No frio, isso ainda mais comum os músculos ficam naturalmente mais contraídos. Na hora do desespero, apele a uma bolsa congelada ou enrole algumas pedras de gelo numa toalha. O gelo diminui a dor e o processo inflamatório no local, explica.
Cãibras
A cãibra está associada a grandes esforços físicos e musculares. Qualquer atividade que exija muito dos seus músculos está incluída nesta categoria, desde percorrer quilômetros a pé até ficar horas sentado na mesma posição. O calor relaxa a fibra muscular e ainda tem propriedades anti-inflamatórias, resolvendo o problema facilmente, sugere o médico.
Torcicolo
Calma, seu pescoço travou porque a musculatura se contraiu e causou uma dor bem localizada. Essa contração aconteceu por má postura ou por ficar muito tempo numa posição sem movimento.
Nesta situação o melhor é usar calor no local e um relaxante muscular. Se a dor for muito intensa, usar colar cervical de espuma e fazer fisioterapia após uma avaliação médica.
Ombros tensos
Para um acidente eventual, por esforço exagerado ou mesmo fadiga, a dica é fazer uma compressa quente no local e, aos poucos, alongar a área dolorida, ajudando a musculatura a se descontrair. "Se a dor for repetitiva o melhor é procurar um ortopedista", sugere o ortopedista Marcelo Acherboim (CRM 69801-SP), especializado também em cirurgia de ombro.
Dores na lombar
Essas dores são normais. Depois de horas de má postura e muito esforço, a musculatura realmente fica mais contraída , explica o dr. Marcelo . Ele recomenda aos pacientes que utilizem calor na lombar e ainda o uso de um relaxante muscular, para uma melhora mais eficaz.
Dores musculares após fazer exercícios demais
Esse tipo de dor muscular é causada não só pelo esforço desmedido, mas principalmente pela falta de preparo físico, constata o ortopedista Marcelo Acherboim.
Neste caso deve ser feito um alongamento e, se a dor for intensa, é indicado usar um relaxante muscular. Um desconforto mais leve é resolvido apenas com alongamento e repouso são ideais. Nas duas situações, contudo, a aplicação do calor colabora para o alívio da dor.