Redatora especializada em saúde, bem-estar, alimentação e família.
Escovar os dentes parece uma tarefa fácil, mas há diversos detalhes que podem ser esquecidos no meio desse processo. Com a infinidade de produtos disponíveis para a higiene oral e promessas de uma limpeza cada vez mais poderosa, as pessoas correm o risco de pegar o caminho contrário e prejudicar a saúde bucal em vez de preservá-la.
Confira quais são os erros mais comuns na hora de higienizar os dentes e os truques para não repeti-los:
Muita força durante a escovação
A técnica de escovação deve ser realizada sem o emprego de força. "Além de causar recessão da gengiva, a escovação muito forte provoca desgaste do esmalte, deixando a dentina desprotegida", conta a dentista Ivany Kabbach, da clínica Smile Again.
Para evitar esses problemas, é necessário escovar os dentes com movimentos suaves e curtos, sem pressionar demais a escova — não é a força que vai determinar a limpeza dos dentes, e sim os movimentos.
Escovas velhas e desgastadas
Cerdas velhas e desgastadas começam a perder sua força e não conseguem mais remover a placa bacteriana corretamente. "Quando utilizamos a escova 3 vezes ao dia, ela deve durar em torno de 30 a 40 dias", explica a dentista Luciana Saraiva. Por isso, preste atenção na aparência da sua escova de dente: se as cerdas estiverem muito abertas ou tortas, é hora de trocar!
Escovar os dentes com frequência exagerada
Qualidade nem sempre é sinônimo de quantidade. O ideal é escovar os dentes de duas a três vezes por dia, para não correr o risco de desgastar o esmalte dental. Além disso, não adianta nada escovar os dentes quatro vezes ao dia de maneira ineficaz — vale mais reduzir o número de escovações e se dedicar à higiene.
Uma escovação bem realizada e com técnica adequada demora no mínimo três minutos e envolve não só os dentes, como também língua, gengiva e céu da boca.
Grande quantidade de creme dental
O verdadeiro responsável pela limpeza dental não é a pasta de dente, e sim a escova — é o atrito dela que causará a desorganização da placa dental e sua consequente remoção. Ao colocar pasta de dente em excesso na escova, você corre o risco de gerar muita espuma e atrapalhar o processo de escovação.
Segundo a dentista Luciana Saraiva, a quantidade de creme dental necessária para uma boa higienização é o equivalente a meio grão de feijão. "É o suficiente para ter o efeito de limpeza sem atrapalhar com excesso de espuma, pois precisamos ver o que estamos fazendo", lembra.
Pasta de dentes abrasiva
"Assim como a escovação exagerada, o uso de pastas de dente abrasivas pode desgastar o esmalte dos dentes, gerando sensibilidade nos dentes e erosão do esmalte", afirma a dentista Ivany Kabbach.
Uma pasta de dentes normal é mais do que suficiente para garantir a limpeza adequada, sendo que as indicações de pastas mais abrasivas dependerá do paciente, cabendo ao dentista orientar.
Escovar os dentes imediatamente após as refeições
Ao fazer uma refeição, estamos ingerindo diversos alimentos com propriedades e estruturas diferentes. Alimentos como frutas, café e refrigerantes podem alterar o pH da saliva, que fica mais ácido e favorece a desmineralização dentária — e escovar os dentes pode intensificar esse processo.
"O correto seria esperar, no mínimo, 20 minutos após a refeição para escovar os dentes, pois este é o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas", ressalta a dentista Luciana Saraiva.
Fio dental antes ou depois da escova?
Muitas pessoas acreditam que o fio dental deve ser passado após a escovação, como um complemento da higiene bucal. Entretanto, o ideal é fazer o contrário: fio dental primeiro e depois escovar os dentes. "O fio dental remove os resíduos e biofilme dental que ficam entre os dentes, e a escovação na sequência terminará de removê-los", explica Luciana.
O fio dental garante maior proteção contra gengivite e retração gengival, além de eliminar resíduos que a escova não alcança. Dessa forma, o fio dental é o início do processo de higiene bucal, uma vez que ele prepara os dentes para receber a escovação. De acordo com as especialistas, não é necessário usar fio dental em todas as escovações — basta escolher uma e manter a constância.