Médica Endocrinologista formada pela UNISA em 1993. Doutorado em endocrinologia pela FMUSP. Médica fundadora do Ambulató...
iTodas as pessoas que começam a fazer uma dieta ficam absolutamente ansiosas pelos resultados, mas qual a expectativa correta? Seguindo uma dieta saudável, o esperado é uma perda de peso entre 0,5 a 1kg por semana e a velocidade de perda de peso depende de vários fatores, como: quando maior o excesso de peso, maior o emagrecimento inicial, porque também se perde líquidos, se a dieta restringir carboidratos, também a perda de peso inicial é maior mas não quer dizer que o resultados final será diferente.
E quando a perda de peso não aparece em pelo menos duas semanas de dieta, temos o famoso efeito platô e é melhor procurar fatores que podem influenciar o resultado da balança, apesar de todo esforço.
Abusos no final de semana
Aqui a causa é matemática, para emagrecer 0,5 a 1kg deve-se fazer uma economia de pelo menos 500 calorias/dia e o final de semana é cheio de evento onde é fácil consumir muitas calorias na forma de um "pequeno" pedaço de bolo ou algumas doses de bebida alcoólica.
Dormir mal
Vários estudos já comprovaram que sono de menos inibe a produção de leptina (hormônio da saciedade) e aumenta a grelina (hormônio da fome), ou seja você quer comer mais e demora para se sentir satisfeito.
Uso de remédios
Medicamentos como alguns antidepressivos, corticóides e anticoncepcionais injetáveis podem propiciar ganho de peso.
Ovários policísticos
Mulheres com esta doença produzem insulina em excesso e entre o quadro clinico está irregularidade menstrual, acne, aumento de pelos e ganho de peso.
Doenças da tireóide
Pessoas que desenvolvem hipotireoidismo podem aumentar de peso, mesmo comendo adequadamente e com atividade física. Além disso, podem apresentar pele seca, sonolência, intestino preguiçoso e cansaço.
Estresse crônico
Favorece a produção de cortisol, hormônio que aumenta os depósitos de gordura, principalmente na região do abdome, além de diminuir as reservas de massa muscular. Além disso, como carboidratos e doces liberam serotonina, estes alimentos pode ser usados intuitivamente para gerar conforto emocional.
Moral da historia? Se a dieta e atividade física não estiverem sendo suficientes para controlar seu peso, melhor procurar um médico ou nutricionista para ajuda-loa encontrar a conduta terapêutica correta.