Médico formado pela Universidade de São Paulo e cirurgião plástico pelo Serviço do Professor Ivo Pitanguy, o Dr. Alan La...
iA rinoplastia possui um pós-operatório diferente das demais cirurgias plásticas, isso porque o nariz é a área do corpo que mais tempo demora para desinchar e cicatrizar após uma intervenção cirúrgica.
É uma região delicada e que, portanto, exige cuidados mais específicos para uma correta recuperação após uma cirurgia, como permanecer em repouso absoluto, por cerca de sete dias, mantendo a cabeça elevada e optar por alimentos frios e de consistência pastosa nesses primeiros dias, visando facilitar a mastigação.
Quanto ao inchaço, tanto externo como interno, é realmente preciso ter paciência, pois a reabsorção do edema no nariz é lenta. Mas há alguns fatores que podem ajudar a acelerar a cicatrização dos tecidos e o desaparecimento das manchas roxas, comuns ao redor dos olhos após a rinoplastia, como a aplicação de compressas geladas na área e a realização de fisioterapia. Em alguns casos, algumas sessões de drenagem linfática facial também podem ser recomendadas pelo cirurgião plástico para acelerar esse processo.
O inchaço, principalmente na parte interna do nariz, diminui o calibre das vias aéreas e isso, consequentemente, diminui o espaço para a passagem de ar Mas isso melhora bastante de duas a quatro semanas depois do procedimento.
E diferente do que a maioria das pessoas imagina, o desconforto após a rinoplastia geralmente é mínimo e não há grandes dificuldades para respirar, isso porque atualmente são utilizados os splints, que permitem a respiração normal do paciente pelo nariz imediatamente após a cirurgia.
Além disso, é comum a utilização de anti-inflamatórios após o procedimento, o que ajuda a eliminar por completo a dor.
Outras recomendações comuns no pós-operatório são a proteção contra os raios solares, que é fundamental durante os primeiros meses, para evitar tanto o aumento do inchaço, como o aparecimento de manchas na pele. E evitar qualquer atividade física por cerca de três a quatro semanas e as modalidades que apresentem risco de traumatismo nasal por no mínimo dois meses.
Vale ressaltar que os resultados já aparecem após um ou dois meses da rinoplastia, mas o resultado final da cirurgia só pode ser analisado de um a três anos após o procedimento, que é o tempo que a região leva para a completa cicatrização e acomodação dos tecidos.