
Médico cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Chefe de equipe de retaguarda em cirurgia...
i
O que era recentemente um tabu tem se tornado cada vez mais comum nos dias atuais. A cirurgia plástica estética, há 10, 15, 20 anos atrás, era basicamente realizada por mulheres que buscavam uma melhora do contorno corporal ou uma melhora da estética facial. Mas o cenário mudou.
Nos últimos anos, os homens também começaram a aderir a esses procedimentos e tem se tornado cada vez mais comum nos consultórios médicos a realização de cirurgias plásticas em homens.
As cirurgias plásticas mais feitas para mulheres são aquelas relacionadas à mama (com ou sem prótese) e/ou lipoaspiração. No sexo masculino, a lipoaspiração também é uma das cirurgias mais realizadas. O que acontece é que eles, na grande maioria das vezes, desejam resultados muito mais discretos e muito mais naturais do que buscam algumas mulheres.
Leia também: Cirurgias plásticas pelo SUS: quais são e como conseguir?
De forma geral, quando os homens fazem uma cirurgia plástica, eles não querem mostrar ou contar para amigos, familiares ou outras pessoas do ambiente de trabalho que fizeram o procedimento. Ou seja, buscam resultados mais naturais.
As cirurgias mais realizadas pelos homens são:
- Rinoplastia: cirurgia para correções no nariz
- Blefaroplastia: redução do excesso de pele das pálpebras
- Lipoaspiração: técnica que retira gordura de determinadas regiões do corpo
- Cirurgia para ginecomastia: reduz o volume das mamas masculinas, condição provocada pelo aumento mamário em decorrência de um desequilíbrio hormonal
Atualmente, 90% das cirurgias plásticas realizadas são pelo público feminino e 10% pelo público masculino. No meu consultório, essa proporção é um pouco diferente pois, pelo fato de ter me especializado na cirurgia do público masculino, acabo operando 50% do público masculino e 50% do público feminino.
E a gente entende que é totalmente diferente operar o sexo masculino de fazer uma cirurgia no sexo feminino. As cirurgias têm que ser feitas de formas totalmente independentes. Um dos grandes medos dos homens ao fazerem o procedimentos cirúrgicos com foco em estética é ficar com características femininas, seja no corpo ou no rosto. Por isso, a escolha de um profissional altamente capacitado para execução desse tipo de procedimento no público masculino é fundamental.
Leia também: 6 cuidados essenciais no pós-operatório da cirurgia plástica