Cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iRafaella Justus movimentou a internet no último domingo, 17 de março, após publicar uma foto mostrando o resultado da sua rinoplastia, cirurgia reparadora feita com o objetivo de mudar o formato do nariz e corrigir um desvio de septo. Antes desse procedimento, Rafa já havia passado por outra intervenção cirúrgica, em 2012, para reparar a má-formação craniana.
Mas quais são as diferenças entre esses procedimentos e por que a adolescente de 14 anos precisou passar por essa cirurgia no nariz? O Minha Vida entrevistou o cirurgião plástico Renato Monteiro, que detalhou as finalidades de cada procedimento.
Rinoplastia vs. cirurgia de correção de cranioestenose: veja as diferenças
Cirurgias plásticas, como a rinoplastia e a correção de cranioestenose, são procedimentos direcionados para pacientes que desejam modificar características faciais ou corrigir anomalias cranianas. Embora ambos sejam realizados na região da cabeça, existem diferenças entre as suas finalidades, técnicas e resultados.
Renato Monteiro explica que a correção de cranioestenose é uma cirurgia reparadora que deve ser realizada durante os primeiros 24 meses de vida. “Ela busca evitar o fechamento precoce das suturas (linhas) que unem os ossos da cabeça. O objetivo é restaurar o tamanho e a forma normais do crânio, permitindo o crescimento ideal do sistema nervoso central e a manutenção da pressão nesta região”, detalha o cirurgião.
Após essa cirurgia, que deve ser feita por um neurocirurgião, a criança consegue se desenvolver normalmente.
Já a rinoplastia, popularmente conhecida como cirurgia plástica do nariz, é realizada para modificar a estrutura nasal. “Trata-se de um procedimento primordialmente da cirurgia plástica, com objetivos estéticos e/ou reparadores, como uma correção funcional. Na maioria dos casos, a abordagem se dá a partir da adolescência”, esclarece Renato.
Leia mais: Rinoplastia: como funciona o pós-operatório?
Por que Rafa Justus precisou fazer rinoplastia?
Longe de ser apenas uma decisão estética, a necessidade da rinoplastia para a filha de Roberto Justus com Ticiane Pinheiro era também de saúde. “O objetivo de Rafa Justus era justamente melhorar a função respiratória do nariz, corrigindo um desvio do septo nasal, que obstrui a respiração, causando uma sensação de entupimento nasal crônico”, explica o médico.
O desvio de septo é um problema capaz de comprometer tanto a qualidade de vida quanto a saúde respiratória do paciente. Entre os problemas mais comuns causados por essa condição congênita estão:
- Obstrução nasal
- Dificuldade em respirar
- Aumento da incidência de infecções respiratórias, como sinusite e resfriado
Os benefícios da rinoplastia de Rafa Justus
O cirurgião plástico conta que a cirurgia de Rafa Justus representa um exemplo do duplo benefício que a rinoplastia pode proporcionar: “Ela submeteu-se a um procedimento reparador, que corrigiu seu desvio de septo nasal, melhorando a respiração e, consequentemente, sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, as estruturas nasais foram remodeladas, o que proporcionou uma aparência mais graciosa. Agora ela consegue respirar bem, dorme melhor e se sente mais bonita”, finaliza.
Leia também: Rinoplastia estruturada: entenda o diferencial desse tipo de cirurgia