Além dessas crenças, também são várias as verdades desconhecidas pelas pessoas. Abaixo vão algumas dicas esclarecendo e desmistificando algumas idéias errôneas:
1. Visitas periódicas ao dentista: essa é uma orientação muito antiga e mesmo assim válida até os dias de hoje. A freqüência, no mínimo semestral ao consultório ou clínica, previne, detecta problemas incipientes e ao mesmo tempo conserva os dentes tratados e íntegros.
2. Escovação após as refeições: sempre muito correto, porém nos dias de hoje e com a evolução sempre constante da Odontologia, sabe-se que as bactérias presentes em nossa boca se multiplicam assustadoramente num período de apenas quatro horas. Então, nossa orientação é que se façam seis escovações diárias, a saber: ao acordar; após o café-da-manhã; após o almoço; entre o almoço e o jantar (mesmo não tendo consumido nada nesse período); após o jantar, e; antes de dormir.
3. Não é a comida a única responsável pelos problemas dentários e gengivais.
Existem outros fatores que associados à presença alimentar, causam problemas:
a. Bactérias presentes na boca que, em quantidade moderada ajudam-nos a quebrar o amido consumido entre outros alimentos. Porém, quando em quantidade exagerada, começam a ser parasitas em nossa boca, causando as cáries e as gengivites iniciais.
b. Bruxismo (ranger e/ou pressionar os dentes) aparecem na nossa sociedade como problemas emocionais gerando problemas dentários severos de desgaste ou perda dentária. Percebendo os sintomas deve-se procurar ajuda psicológica e do dentista, imediatamente .
c. Bulimia (hábito de comer e provocar o vômito em seguida), trás consigo o refluxo de ácidos estomacais que, em contato com os dentes, podem desmineralizá-los formando erosões que podem causar grande sensibilidade dentária, que só pode ser reparada com intervenção do dentista. A bulimia, assim como o bruxismo são plenamente solúveis com a procura de terapeuta associado ao dentista.
Quais são os cuidados diários que você tem com a saúde bucal?
Mitos e verdades na prevenção dos problemas bucais
Conheça os mitos que cercam a odontologia