Redatora de conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
Unha-de-gato é uma erva com o nome científico de Uncaria tomentosa. Ela é uma trepadeira encontrada principalmente na floresta amazônica e em outras regiões de clima tropical nas Américas do Sul e Central.
Ela começou a ser usada pelos indígenas de forma medicinal, em tratamentos de processos inflamatórios e degenerativos, como método contraceptivo e também para combater úlceras gástricas. Isso chamou atenção de cientistas, que começaram a estudar suas propriedades. Atualmente ela é reconhecida como um fitoterápico pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), indicada por suas propriedades anti-inflamatórias.
Nutrientes da unha-de-gato
A unha de gato é rica em flavonoides, substâncias com funções antioxidantes no organismo, ou seja, impedem a ação dos radicais-livres no organismo, prevenindo o envelhecimento celular e até mesmo mutações que poderiam levar a um câncer.
Além disso, ela contém alcaloides, compostos que aumentam a capacidade das células de atacar, capturar e eliminar organismos estranhos, habilidade exercida principalmente pelas células de defesa do organismo.
Benefícios reconhecidos da unha-de-gato
Anti-inflamatório natural Hoje a unha-de-gato é vendida como fitoterápico anti-inflamatório, principalmente para pacientes com artrite reumatoide e osteoartrite. Isso ocorre principalmente devido a seus flavonoides e propriedades antioxidantes, que reduzem os efeitos da inflamação no organismo.
Imunoestimulante Estudos mostram também que a unha-de-gato pode estimular o sistema imunológico. Provavelmente isso se deve aos seus alcaloides, capazes de ajudar as células de defesa do organismo em sua fagocitose, processo em que as células atacam e capturam corpos estranhos e os digerem, eliminando-os.
Benefícios em estudo da unha de gato
Redução da pressão arterial Estudos mostram que os alcaloides tetracíclicos e indólicos, outros tipos comuns na unha-de-gato, são capazes de reduzirem a pressão arterial por serem vasos dilatadores, tornando-a um potencial aliado para quem tem hipertensão.
Como usar e quantidade recomendada
Hoje a unha-de-gato é distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro nas formas de comprimido, cápsula e gel. Ele também pode ser encontrado com extrato líquido para ser consumido via oral.
As orientações da Anvisa são usar:
Saiba mais: Saiba o que são fitoterápicos
- Extrato fluído oral: 2,5 a 5 mL de 1 a 2 vezes ao dia
- Comprimido: 350 g de 2 vezes ao dia
- Cápsula: 300 a 500 mg (1 cápsula) de 2 a 3 vezes ao dia
O indicado é usar o fitoterápico por até no máximo oito semanas.
Contraindicações da unha-de-gato
A unha-de-gato é contraindicada para gestantes e lactantes, já que não se sabe os efeitos delas nessas pessoas.
Além disso, pacientes que serão submetidos a transplantes devem evitar esse fitoterápico, já que seu efeito imunoestimulante pode estimular a rejeição do órgão transplantado.
Efeitos colaterais
A unha-de-gato potencializa a ação de medicamento anticoagulantes, o que pode aumentar o risco de ter hemorragias.
Interações
A unha-de-gato pode ter interações medicamentosdas com os seguintes compostos:
- Varfarina
- Estrógenos
- Teofilina
- Gengibre.
Fontes consultadas
Farmacêutico Sérgio Tinoco Panizza, presidente do Conselho Brasileiro de Fitoterapia
Memento Fitoterápico - Farmacopeia Brasileira, 1ª Edição - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 2016