Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário UNIFAMINAS - Muriaé/MG (2013) e Especialista em Nutrição Clínica e Despor...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Com a parte interna branquinha e uma casca por fora, o inhame pode ser facilmente confundido com a mandioca. Porém, o alimento conta com sabor e propriedades específicas, auxiliando em uma série de cuidados com a saúde.
O tubérculo faz parte do grupo de vegetais subterrâneos e é consumido cozido, assado ou preparado no vapor. Conheça os benefícios que o inhame traz para o organismo e o inclua na dieta!
5 benefícios do inhame
1- Fortalece o sistema imunológico
Por ser rico em vitamina C, o inhame tem papel no fortalecimento do sistema imunológico ao auxiliar na produção de anticorpos. A substância também é considerada um antioxidante, o que protege o corpo dos radicais livres.
2- Controla a pressão arterial
O potássio, mineral presente no alimento, é conhecido por ajudar a manter o ritmo cardíaco normal. Dessa forma, o consumo de inhame auxilia no controle da pressão arterial, mantendo a saúde do coração em dia.
“O inhame é rico em vitamina B6, um micronutriente que reduz os níveis de homocisteína no organismo. A homocisteína é um aminoácido encontrado em pessoas vítimas de ataque cardíaco”, explicou o nutricionista Breno Lozi, previamente ao MinhaVida.
3- Diminui a cólica menstrual
Especialistas acreditam que o inhame pode diminuir os sintomas da TPM, como a irritabilidade, cólicas e inchaço. Isso porque o alimento conta com a diosgenina, substância que contribui para a produção de estrogênio. Além disso, o magnésio presente no inhame provoca um relaxamento da musculatura, consequentemente aliviando os sintomas de cólica.
4- Câncer
Alguns estudos sugerem que incluir alimentos ricos em antioxidantes no cardápio ajuda a prevenir o câncer, já que os radicais livres são conhecidos por causarem mutações no DNA, o que contribui para a formação de tumores.
Como o inhame é rico em vitaminas A e C, considerados antioxidantes poderosos, adicionar o tubérculo na dieta pode ser uma forma de prevenção da doença. Ainda, pesquisas apontam que a diosgenina pode ter influência no combate a certos tipos de tumores.
5- Reduz índice glicêmico
O inhame, além de ser rico em fibras, é considerado um alimento de baixo índice glicêmico. Isso significa que ele faz com que os carboidratos sejam liberados de forma lenta na corrente sanguínea, o que evita o aumento nos níveis de glicemia. Dessa forma, há uma redução na produção de insulina pelo organismo, poupando o pâncreas.