Sou fisioterapeuta especializada em saúde da mulher e nas alterações dos músculos pélvicos. Atuo há 14 anos com tratamen...
iTodos nós sabemos que a prática de exercícios faz bem à saúde, mas alguém lembra de malhar o períneo? Homens e mulheres possuem esse grupo muscular, sendo que nelas ele fica entre a vagina e o anus, na região conhecida como assoalho pélvico, e nos homens entre o saco escrotal e o ânus.
Apesar de frequentemente esquecido, o períneo é responsável pelo controle urinário e fecal, pelo suporte dos órgãos pélvicos, pela função sexual e parte da função obstétrica.
Vantagens de exercitar o períneo
São várias as vantagens de exercitar o períneo, veja:
- Previne a incontinência urinária e incontinência fecal (perda de urina e fezes). Essas condições podem ser causadas pela gestação e o parto, envelhecimento, sobrepeso, cirurgias ginecológicas, cirurgias prostáticas (no homem), lesões na medula e doenças neurológicas
- Reforça a sustentação dos órgãos pélvicos, evitando assim os prolapsos, como por exemplo a cistocele (bexiga caída)
- Melhora a condição para o trabalho de parto
- Aprimora a função sexual. Melhorando o tônus muscular do períneo, há maior contato entre a vagina e o pênis, consequentemente maior prazer. Nos homens, esses exercícios auxiliam na manutenção da ereção.
Saiba identificar seu períneo
E você, sabe como identificar seus músculos do assoalho pélvico?
Para identificar a musculatura perineal, ao urinar, interrompa o jato de urina e deixe-o sair depois. Isso, certamente, não é um exercício, mas um meio para ajudar a identificar a sensação gerada pela contração dos músculos do assoalho pélvico. Não esqueça! Esse teste NÃO deve ser realizado toda semana e nem como exercício. É apenas um teste!
Saiba mais: 7 situações embaraçosas, mas normais, na hora do sexo
Exercícios para o períneo
Exercício 1:
Sente-se em uma cadeira e apoie as mãos nas coxas. Deixe os pés paralelos, totalmente apoiados no solo e distantes 30 cm um do outro. O contato do períneo (músculos do assoalho pélvico) com a cadeira lhe dará mais percepção ao movimento. Os exercícios podem ser realizados no metro, ônibus ou em casa, desde que preste atenção ao movimento.
Contraia os músculos perineais imaginando que você está tentando evitar soltar gases. Contraia por um segundo e relaxe por três segundos. Realize 10 repetições duas a três vezes por dia.
Exercício 2:
Ainda sentado, ao inspirar (puxar o ar) e expirar (soltar), contraia o períneo sustentando por cinco a dez segundos (o que conseguir, sem auxílio dos músculos abdominais). Relaxar 10 segundos até a próxima contração perineal. Realizar 10 repetições de duas a três vezes por dia.
Saiba mais: 13 dúvidas sobre sexo anal respondidas por especialistas
Vale a pena ressaltar que a melhor forma de exercitar esses músculos é através da fisioterapia pélvica. Essa especialidade conta com aparelhos como biofeedback e eletroestimulador que irão auxiliar na correta execução dos exercícios.
Além disso, o fisioterapeuta ensina exercícios que serão introduzidos no dia-a-dia e que não dispendem muito tempo.
Então, boa saúde do períneo para você!