Clínico geral e nutrólogo, diretor da clínica Dr. Roberto Navarro. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz...
iO que é Bálsamo
Em termos botânicos chama-se de bálsamo uma resina extraída do tronco de uma árvore da família das leguminosas (Myroxylon balsamum), conhecida como Bálsamo-de-Tolu, que por ter aroma agradável é muito utilizada pela indústria cosmética em perfumes, pela indústria alimentícia na confeitaria e em goma de mascar e também pela indústria de medicamentos como veículo em expectorantes utilizados na veterinária .
Já na medicina o termo Bálsamo se refere ao extrato extraído da planta Sedum dendroideum, especificamente de suas folhas "carnosas", brilhantes e suculentas. Alguns compostos bioativos encontrados nesta planta demonstraram efeitos benéficos em ratos, chamando a atenção da comunidade científica do seu potencial uso em medicina.
Benefícios do Bálsamo comprovados
Em 2005, data da primeira pesquisa com a planta Sedum dendroideum, demonstrou-se que o ativo Kaempferol encontrado em suas folhas foi capaz de proteger o estômago de ratos contra as inflamações ( gastrite ), mostrando então poder anti-inflamatório.
Em 2014 outro estudo publicado revelou que, em ratos, o flavonóide canferitrina (ativo encontrado nesta planta), estimulou a enzima fosfofrutoquinase (PFK) que permite a melhor utilização da glicosepelas células hepáticas, fato que ajuda no melhor controle da glicose sanguínea, abrindo perspectivas para novos estudos deste benefício em diabéticos.
Neste mesmo ano outro estudo foi publicado confirmando o efeito protetor do estômago, em ratos, evitando úlceras induzidas por álcool e medicamento anti inflamatório (indometacina ), fato derivado do efeito protetor dos compostos sulfidrílicos encontrados na Sedum dendroideum.
Indicação
Pelos motivos expostos acima o Bálsamo passou a ser utilizado na medicina popular como anti inflamatório ( dores de dente, dores de ouvido, torções, amigdalites ) e para gastrite, tanto na forma tópica ( macerado conjuntamente com óleo de oliva ), diretamente na região inflamada ou na forma de suco e mesmo in natura em saladas para proteger o estômago das inflamações.
Como consumir Bálsamo
Na forma de suco geralmente utiliza-se 10 folhas batidas no liquidificador (lavadas anteriormente em água corrente e limpa ) com 1 copo e meio de água filtrada que deve ser ingerido toda manhã. Também suas folhas podem ser usadas em saladas, já que tem gosto que não compromete o sabor de outros legumes.
Efeitos colaterais
Não há uma recomendação oficial, na nutrologia, de quanto devemos ingerir de Bálsamo por dia, mas seu excesso pode causar desconforto intestinal levando a diarreia, por isso deve-se limitar seu uso em até 10 folhas ao dia.