A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) incorporou a vacina contra a dengue ao Calendário de Vacinação da Criança e do Adolescente. Desta forma, pediatras poderão receitar a vacina como forma de prevenção, porém, apenas algumas cidades do Paraná a possuem na Rede Pública. O governo brasileiro ainda não se posicionou sobre adotar a vacina ao calendário do SUS.
A Dengvaxia é a primeira vacina contra a dengue do mundo, sendo produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur, e a única vacina registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
A vacina será ministrada em trêsdoses, com intervalo de seis meses cada, sendo recomendada para pessoas entre 9e 45 anos e garantindo proteção contra os quatro tipos de dengue. Conformeapontam estudos, a proteção é de 93% em casos graves, redução de 80% eminternações e eficácia global de aproximadamente 60% contra todos os tipos dovírus.
Saiba mais: Dengue: conheça as armadilhas dentro de sua causa
Em nota, a SBP não recomenda que a vacina seja aplicada em pessoas com imunodeficiências congênitas ou adquiridas, mesmo para aqueles que fazem terapia imunossupressora. Também não é recomendada para gestantes, lactantes e portadores de HIV/Aids.
O Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) estipulou que o preço da vacina deve variar entre R$ 132,76 e R$ 138,53, variando com o ICMS de cada estado, além da possível cobrança de aplicação e armazenamento do produto, feita por algumas clínicas.