Graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba em 1980. Especialista em Pediatria pelo Conselho...
iA infecção do trato urinário (ITU) deve sempre ser tratada com cautela e segurança pelas repercussões em todo aparelho urinário. Todo seu trajeto pode ser afetado, com maior ou menor grau de desconforto.
Quando falamos de infecções urinárias, elas podem ocorrer tanto por via ascendente (vinda do ambiente externo através da uretra) quanto pela propagação de micro-organismos pela corrente sanguínea. Pode acontecer com muitos sintomas: febre, dor, comprometimento do estado geral, mas pode passar silenciosa e quando descoberta podemos ter um quadro severo infeccioso, uma pielonefrite até com perda da função dos rins.
Trabalhos recentes demonstram eficácia quase semelhante nos tratamentos alopático e homeopático.
Na consulta, é importante avaliar não só a doença, mas também o estado geral do paciente, se é um individuo com boa reatividade, doenças crônicas prévias, para desta forma poder faze a melhor escolha do medicamento simillimun para a doença. Se nosso paciente é jovem, sem doenças anteriores, é muito mais seguro tratar. Mas em contrapartida frente a um paciente idoso, com doenças crônicas associadas, fica mais difícil a escolha de um medicamento. A profundidade de ação do medicamente deve ser avaliada caso a caso.
Geralmente no consultório vêm pacientes com queixa de infecções urinárias de repetição, já foram feitas todas as investigações, e o quadro infecioso repete com certa frequência. Queixas mais variadas, mas geralmente febre baixa, mal-estar vago, dor e odor na urina. É feito o repertório dos sintomas, mais a individualização do paciente, medicamos. Resultado costuma ser satisfatório sempre com avaliação criteriosa.
Saiba mais: 9 formas de aliviar a infecção urinária
Resultados da homeopatia
Dentro da infecção urinária existem os casos de uretrite, em que se manifesta com muita dor ao urinar e uma frequência maior para ir ao banheiro, sempre fazendo pouca urina. Este quadro tem excelente resultado com medidas gerais, banho de assento e o melhor homeopático que descreva esse sintoma: ardor e dor ao urinar.
Esse é o quadro comum tanto em crianças como em adultos, principalmente nas mulheres. A menstruação, o relacionamento íntimo, aumentam o atrito da região favorecendo a contaminação. Na menopausa a falta de hormônios faz com que a mucosa se torne muito delicada, friável, sendo mais facilmente comprometida.
Diferente da uretrite, na infecção urinária vamos às vezes por outros caminhos. Na falta de resultados excelentes, por vezes utilizo a Tautoterapia, que por definição é o tratamento pelo mesmo micro-organismo causador. Prepara-se um medicamento homeopático com a Escherichia coli ou o Proteus, micro-organismos causadores da infecção.
A infecção urinária deve ter homeopática ou alopaticamente o mesmo cuidado de avaliação. Questiono se a itu de repetição não seria uso abusivo e indiscriminado da antibioticoterapia.
Nada contra, mas a prescrição de antibiótico deve ser feita com critérios e protocolos adequados. A homeopatia da mesma forma, deve-se respeitar os quatro pilares da homeopatia, individualização do paciente e acompanhar de muito perto. A ITU bem diagnosticada e bem tratada deverá ficar sob controle, com exames seriados por 12 meses.
Infecção urinária em crianças
Nas crianças prestamos maior atenção nas infecções urinárias dos meninos. Como a uretra é mais longa, a infecção via ascendente, ou seja, de fora para dentro é mais difícil de ocorrer. Nesses casos sempre pesquisar malformações congênitas. Já nas meninas é mais frequente visto que a uretra é curta o que facilita a proliferação de micro-organismos.
Higiene e cuidados com região genital são fundamentais, nos bebês lavar com água e sabonete neutro às trocas de fraldas; nas meninas cuidado em manter calcinhas sempre secas. As meninas seguram muito para ir ao banheiro.
Lembrar de higienizar sempre após urinar e defecar, o ideal é sempre usar água. Cuidado também com uso de papel higiênico, os recicláveis podem contaminar e produzir ardor e dor.