Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iDiariamente a dançarina e modelo Gracyanne Barbosa mostra no Instagram detalhes da sua rotina de treinos e dieta. Apaixonada por musculação, ela conquistou um corpo extremamente forte e musculoso que divide opiniões.
Fato é que ela pega pesado na academia: recentemente, Gracyanne publicou um vídeo em que, durante a execução do aparelho conhecido nas academias como cadeira extensora, suas pernas começam a tremer muito. A imagem assustou seus seguidores e fez muita gente se questionar se aquela reação seria o indicativo de que algo está errado.
"Na maioria das vezes, os tremores que ocorrem durante exercícios de musculação estão associados aos músculos que estão sendo trabalhados no momento, geralmente com cargas altas, em pessoas que estão treinando hipertrofia, ou seja, para ganho de massa muscular. Isto gera uma fadiga das fibras musculares e, associado a micro lesões que ocorrem nas fibras, ativam o processo de hipertrofia muscular", conta o fisioterapeuta Marcel Tomonori Sera.
Ele explica que, durante estes exercícios, os músculos tendem a contrair o máximo de suas fibras, buscando o tempo todo fibras que ainda não foram recrutadas. "Esta busca, com consequente alternância de fibras sendo utilizadas, gera estes tremores. Isto ocorre porque as fibras não se contraem todas ao mesmo tempo. Se a carga fosse leve, um grupo pequeno de fibras seria recrutado, não necessitando a busca constante de outras fibras, não gerando o tremor", diz o especialista.
Saiba mais: Musculação e treino funcional: saiba qual é o melhor para o seu corpo
"Porém, se você tentar segurar um peso pequeno por muito tempo, as fibras irão se cansar e iniciar a busca por outras, até você sentir o tremor também. Vale lembrar que esta é uma das principais causas, porém, existem doenças que geram tremores por outros motivos, como problemas neurológicos. Na dúvida, o melhor é consultar um médico para uma avaliação mais detalhada e esclarecimentos mais consistentes", ressalta Tomonori.