Médica dermatologista graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Integra o corpo clínico...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Por mais que se fale sobre a importância do protetor solar na prevenção de doenças como o câncer de pele e de prejuízos estéticos como manchas e rugas, há pessoas com acne que têm um pouco de medo de usá-lo. O maior receio delas é que o produto piore a oleosidade, as manchas e as espinhas que a doença costuma ocasionar.
Mas ninguém está liberado da orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) de usar diariamente um protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30 para barrar os raios UVB e proteger contra raios UVA, independentemente da condição da pele. "O protetor solar precisa ser usado todos os dias, inclusive quando está frio, nublado ou chovendo, porque o sol e a radiação estão sempre lá, mesmo que não apareçam", explica a biomédica Natalie Lucasech.
A seguir, Natalie e a dermatologista Anelise Ghideti, da AE Skin Center de São Paulo, esclarecem as seis principais dúvidas sobre a relação entre acne e protetores solares, indicando o que é mito e o que é verdade.
O protetor solar é capaz de causar acne em quem não a tenha
Mito. O protetor solar não aumenta a oleosidade nem causa acne, pois não possui ativos capazes de acelerar a produção das glândulas sebáceas ou de provocar quadros de acne.
Qualquer protetor solar pode piorar o quadro de acne já existente
Mito. Apenas os protetores em creme, por possuírem uma quantidade maior de óleo, podem ter efeito acnegênico. Os produtos em outros formatos não interferem no estado da acne. Essa crença vem do passado e ocorre, de acordo Anelise, porque os protetores solares antigos tinham uma textura muito pesada e acabavam deixando a pele mais oleosa, obstruindo a saída das glândulas sebáceas e piorando a acne.
Quem tem acne ou pele oleosa precisa usar tipos específicos de protetor solar
Verdade. "Quem tem essas características deve procurar o dermatologista, que irá indicar o produto mais adequado para o seu tipo de pele. Já existem no mercado protetores que auxiliam no tratamento e prevenção da acne", conta Anelise. Além disso, Natalie destaca que os protetores com fórmulas oil free, em gel, gel creme e fluido são os mais indicados para a pele oleosa, e que ativos como sílicas poliméricas são aliados no controle de brilho e oleosidade.
Expor a pele ao sol sem protetor solar ajuda a "secar" a acne e melhora a pele
Mito. A exposição ao sol sem protetor é perigosa e tende a ressecar a pele, promovendo apenas uma falsa sensação de melhora momentânea. Anelise alerta para o fato de que a radiação ultravioleta diminui a imunidade cutânea, o que posteriormente pode causar uma maior produção de sebo para recuperar a hidratação perdida e consequente piora das lesões de acne. "Esse tipo de exposição também pode piorar a formação de manchas nos locais dessas lesões, levando à chamada hipercromia pós-inflamatória", ressalta a dermatologista.
O protetor solar pode ser um aliado na melhora da pele com acne
Verdade. Protetores solares oil free normalmente contêm substâncias que ajudam a controlar a oleosidade da pele ao longo do dia, o que é benéfico para quem tem acne. Além disso, os tratamentos contra acne costumam deixar a pele sensível, por serem feitos com medicamentos e dermocosméticos à base de algum tipo de ácido (retinóico, azeláico, salicílico, glicólico). "O uso desses produtos sem proteção pode causar queimaduras e manchas graves na pele. O protetor solar é indispensável para resguardá-la", diz Natalie.
Quem tem acne pode passar menos protetor solar e reaplicá-lo em intervalos maiores
Mito. Com acne ou sem acne, deve-se aplicar a quantidade de protetor solar indicada no Consenso Brasileiro de Fotoproteção da SBD:
- 1 colher de chá para rosto, cabeça e pescoço
- 1 colher de chá para braço e antebraço direitos
- 1 colher de chá para braço e antebraço esquerdos
- 2 colheres de chá para o tronco (1 para a frente e 1 para as costas)
- 2 colheres de chá para coxa e perna direitas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás)
- 2 colheres de chá para coxa e perna esquerdas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás).
As reaplicações devem ser feitas de duas em duas horas ou em intervalos menores, caso a pessoa dê mergulho no mar ou na piscina ou apresente suor excessivo.
Leia mais: Acne com os dias contados? Conheça 11 tratamentos para o problema