Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iO casamento pode trazer diversos benefícios para a vida de um casal, porém pouco se sabe sobre o segredo para encontrar a felicidade na união. De acordo com um estudo, casais que têm o cônjuge como seu melhor amigo tiveram taxas significativamente mais elevadas de satisfação com a vida do que os casais menos amigáveis.
A pesquisa, publicada no National Bureau of Economic Research, analisou dados sobre bem-estar de duas pesquisas nacionais no Reino Unido e da Gallup World Poll, levando em consideração a satisfação pessoal de solteiros, recém-casados e dos casais unidos há muitos anos.
Os investigadores, John Helliwell, da Faculdade de Economia de Vancouver, e Shawn Grover, do Departamento Canadense de Finanças, chegaram a três conclusões sobre o casamento: pessoas casadas são mais felizes que as solteiras; os benefícios do casamento não duram apenas durante a fase de lua de mel (nos dois primeiros anos), mas se estendem no por muitos e muitos anos; e casais que acreditam que o parceiro era seu melhor amigo lideravam o ranking dos mais felizes.
Saiba mais: Casais felizes não exibem a vida nas redes sociais, diz estudo
Estar em um relacionamento estável torna as pessoas mais felizes e mais satisfeitas com a vida do que as que ficam solteiras, principalmente durante os períodos mais difíceis como a crise da meia-idade, por exemplo. "O benefício é maior em ambientes de estresse, os casados conseguem administrar a crise de meia-idade melhor do que os solteiros porque, graças à amizade com o cônjuge, podem compartilhar as dificuldades", disse John Helliwell.
Segundo os pesquisadores, as mulheres se beneficiam mais do casamento com o melhor amigo do que os homens, embora tenham menos facilidade em assumir o marido como tal. "O que me intrigou nos resultados logo de cara foi ter que repensar o casamento como um todo. Talvez o mais importante de tudo seja mesmo a amizade e nunca esquecê-la nas atribulações do dia a dia", revelou.
Além disso, o estudo comprovou que, mesmo quando se leva em consideração a possibilidade de que as pessoas naturalmente felizes são mais propensas a se casarem em primeiro lugar, o casamento traz um aumento significativo na satisfação com a vida.
Os resultados da pesquisa são otimistas para quem persevera em uma relação de longo tempo, mostrando que é possível tornar-se mais feliz e evitar crises com o apoio do parceiro.