As cólicas do lactente são muito comuns e causam muita ansiedade familiar. Os mais antigos costumavam utilizar receitas caseiras para aliviar o choro dos bebês. A maioria delas envolve a utilização de chás, como:
- Chá de camomila com erva-doce
- Chá de alfazema
- Chá de manjericão.
A Sociedade Brasileira de Pediatria contraindica a oferta de qualquer alimento antes dos seis meses de vida. Os chás, mesmo os que contém pouca ou nenhuma quantidade de cafeína, não são indicados para crianças pequenas. Eles não vão melhorar ou aliviar as cólicas, além de oferecerem risco para que aconteça o desmame e podem levar a diminuição de absorção de nutrientes.
Outra receita caseira muito comum é a utilização de óleos de diversas plantas para serem passadas na barriga do bebê. Não há qualquer comprovação científica de que possa haver melhor das cólicas com essa prática e ainda podem causar irritações na pele e alergias.
Saiba mais: Como a dieta da mãe pode afetar as cólicas do bebê lactente
Receitas caseiras para cólicas de bebê realmente eficazes
Uma possível causa de cólicas é a ingestão de ar (aerofagia) quando o bebê mama. Isso acontece, geralmente por uma posição errada durante a amamentação ou com o uso de mamadeiras. Nesses casos, a realização de uma massagem na barriga do bebê pode ajudar. Comprime-se firmemente em movimentos circulares (sentido horário) e também pode-se empurrar os joelhos em direção à barriga, facilitando a eliminação de gases.
Além disso, existem algumas atitudes que podem ser feitas em casa e são realmente eficazes, como:
- Manter a calma para tentar acalmar o bebê
- Colocar uma música e criar um ambiente tranquilos
- Aplicar compressas mornas sobre a barriga do bebê, mas não esqueça de testar a temperatura antes
- Colocar o bebê no colo (barriga com barriga) para passar o calor do seu corpo ao dele.
Lembrando que sempre que houver recusa da amamentação ou mudança importante no padrão de evacuações do bebê, é importante notificar seu pediatra.