Dentes mais brancos são o desejo de consumo de muitas pessoas, e uma das formas mais populares hoje de conquistar isso é através do clareamento dental.
As alterações de cor dos dentes podem ocorrer por diversos motivos, mas principalmente pela ingestão frequente de alimentos e bebidas de pigmentação forte (como cafés, chocolates, beterraba e especialmente vinho tinto) e também devido ao acúmulo excessivo de placa bacteriana e hábito de fumar. O clareamento dental é um tratamento realizado com a finalidade de remover manchas e devolver a cor natural dos dentes, trazendo não somente naturalidade ao sorriso, mas também resgatando a confiança e autoestima.
Saiba mais: Clareamento dental: tire suas dúvidas antes de fazer
Hoje existem diversas técnicas disponíveis, desde os clareamentos dental caseiros (realizados em casa pelo próprio paciente sob orientação e supervisão do dentista) e o de consultório. Ambos trazem resultados bastante satisfatórios, mas somente depois de uma consulta o dentista pode avaliar se o clareamento dental está realmente indicado e qual a técnica e mais adequada para cada caso. O profissional poderá detectar a necessidade de primeiro realizar outros tratamentos importantes para tudo correr com segurança.
Independente da técnica utilizada, o sucesso do clareamento depende de um grande aliado: o paciente. Para isso, ele deve compreender e seguir alguns passos importantes antes, durante e após o tratamento:
Saiba mais: Carvão ativado: o que é, para que serve e benefícios
Cuidados antes do clareamento dental
Durante todo o tratamento é preciso manter uma boa higiene bucal. Mas este cuidado é importante especialmente antes de iniciar cada sessão, pois assim o dente estará livre de placa bacteriana e restos de alimentos, facilitando a ação produto.
Cuidados durante o clareamento dental
No caso do clareamento caseiro, o paciente deve aplicar o gel e utilizar a moldeira da forma, pelo tempo e frequência prescritos pelo cirurgião-dentista.
Uma utilização por tempo menor pode prejudicar os resultados do tratamento. Já uma utilização prolongada, pode aumentar os riscos de efeitos colaterais, sendo os mais comuns a sensibilidade dentária e irritação gengival.
Cuidados após o clareamento dental
Logo após cada sessão, deve-se evitar por um período alimentos muito pigmentados. Esse tempo de restrição é determinado pelo cirurgião-dentista e varia conforme a técnica utilizada, mas para o clareamento caseiro, em média, é aproximadamente 4 horas.
A durabilidade do resultado final depende dos hábitos e da dieta do paciente. Em quem é fumante e/ou consome bebidas e alimentos altamente pigmentados, o efeito é menos duradouro.
Clareamento dental é um tratamento odontológico e pode trazer bons resultados desde que corretamente indicado por um profissional. Nunca realize este tipo de tratamento por conta própria, pois o uso indiscriminado de produtos clareadores pode trazer sérias e irreversíveis consequências. Consulte sempre seu dentista.