Cirurgião-dentista formado especializado em reabilitação oral, facetas e lentes de contato. Formado em odontologia pela...
iO sorriso é uma parte fundamental da nossa expressão e da nossa autoconfiança. Quando estética, saúde e função estão alinhadas, fica melhor ainda. Por isso, ter os dentes brancos e harmônicos é o desejo de muitas pessoas, e para alcançar esse objetivo, o clareamento dental acabou se tornando uma opção rápida e efetiva. Podendo ser realizado tanto no consultório do dentista, quanto em casa, esse procedimento tem uma grande busca.
A alta procura pelo procedimento acabou gerando algumas dúvidas e incertezas que podem desencorajar algumas pessoas a buscar esse tratamento. Então vamos entender algumas etapas e responder algumas dúvidas:
CLAREAMENTO DENTAL PODE DANIFICAR OS DENTES?
Após a realização do clareamento dental, é possível que o dente fique – temporariamente - mais sensível. Isso ocorre por conta da abertura dos poros para permitir que o gel clareador remova as moléculas de pigmento que bloqueavam a luz. O esmalte dental não é corroído durante o procedimento, e a sensibilidade geralmente diminui ao longo do tempo após o término.
TODO MUNDO PODE FAZER CLAREAMENTO DENTAL?
Não! O clareamento dental não é recomendado para mulheres grávidas ou lactantes, pessoas que tenham uma hipersensibilidade aos produtos clareadores e crianças menores de 10 anos de idade.
Pacientes que tenham uma má higiene oral ou que estejam com acúmulo de tártaro devem passar por uma consulta de limpeza antes de receber o tratamento clareador, pois a presença de tártaro nos dentes impede a ação do gel e pode provocar manchas irreversíveis. Outro fato que é não recomendado para o procedimento é a presença de cáries e restaurações mal adaptadas. Além de acelerar a doença, pode provocar muita sensibilidade.
ALGUNS ALIMENTOS SÃO PROIBIDOS DURANTE O TRATAMENTO?
Esse sempre foi um grande mito, está liberado o consumo refrigerantes, molho de tomate, shoyu, vinho e café. Recomendamos que os pacientes evitem no primeiro dia do procedimento, mas não é proibido, da mesma forma que sugerimos evitar a ingestão de alimentos ácidos para evitar sensibilidade.
Leia também: Escovar os dentes antes ou depois do café da manhã: qual o certo?
CREMES DENTAIS FUNCIONAM COMO CLAREADORES?
Mito. Alguns cremes dentais comuns não têm os componentes químicos suficientes para entregar um clareamento esperado. Porém, as pastas de dentes que são tidas como “clareadoras”, possuem mais componentes químicos fortes do que as comuns e podem retirar manchas superficiais, o que acaba dando a sensação que o dente está mais branco, mas na verdade, ele só está “limpo”.
O CLAREAMENTO EM CONSULTÓRIO É MAIS EFICAZ DO QUE O FEITO EM CASA?
Não! O gel utilizado no consultório é mais concentrado e isso acaba trazendo um resultado mais rápido. Mas o ideal é mesclar os dois procedimentos, realizando algumas sessões no consultório e usando o molde com o produto clareador em casa.
BICARBONATO DE SÓDIO CLAREIA OS DENTES?
Não! O uso do bicarbonato sem o acompanhamento profissional pode remover o esmalte do dente e tornar os dentes mais sensíveis, contribuindo para o desgaste dentário a longo prazo.
Saiba mais: O que é bom para dor de dente? Remédios e como aliviar