Cirurgião plástico com reconhecimento atestado pelo MEC/AMB/SBCP/CRM, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástic...
iQuando uma pessoa decide realizar uma rinoplastia, o primeiro passo a ser dado consiste no agendamento de uma avaliação com um profissional na área, afinal, por mais que você já tenha pesquisado tudo sobre o assunto, há certos pontos que somente ele poderá explicar e analisar. Marcar uma consulta com o cirurgião plástico irá esclarecer todas as suas dúvidas, e é nela que serão apresentadas as opções viáveis e o procedimento ideal para seu caso.
O que é a rinoplastia
A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para a correção estética do nariz, o paciente pode encontrar inúmeras possibilidades para chegar ao resultado esperado: aumentar ou diminuir o nariz, afinar as asas nasais, diminuir a giba óssea, dar projeção à ponta, entre outras. Graças aos avanços tecnológicos, a rinoplastia sofreu mudanças essenciais em sua feitura, o que permite aos pacientes uma recuperação breve e sutil.
Como é a avaliação
Após escolher a clínica desejada e agendar a sua consulta, você deve estar preparado(a) para informar ao médico cirurgião o seu histórico médico ou cirúrgico (se já realizou cirurgias relacionadas na região, seja por condições estéticas ou respiratórias); os medicamentos que faz uso; seu histórico de consumo de tabagismo, bebidas alcoólicas ou outras substâncias; e principalmente, suas expectativas com a cirurgia. O mais importante é ser honesto e se comunicar o máximo possível - Exponha suas dúvidas sem medo.
Durante a consulta, o médico avalia a queixa do paciente e realiza um minucioso estudo do nariz e das proporções faciais, identificando as alterações que podem ser corrigidas através da rinoplastia. Definindo o objetivo da cirurgia, ele solicita os exames para identificar as condições de saúde do paciente.
Entre as técnicas utilizadas para que o paciente visualize um resultado próximo ao que a cirurgia vai lhe proporcionar está a simulação digital. Através de um software, o cirurgião plástico utiliza as proporções da foto do paciente para mostrar a possibilidade de mudança que melhor se encaixa na simetria facial.
Exames necessários para a rinoplastia
A pessoa que desejar passar por uma cirurgia plástica de nariz, deverá realizar uma avaliação cardiológica, e exames de sangue, dosagem de sódio, potássio, ureia e creatinina e coagulograma. O médico pode pedir exame de imagem, como a tomografia computadorizada, com o intuito de avaliar com mais detalhes a estrutura nasal.
Cuidados pré-operatórios
Para garantir a eficácia da operação e aumentar as chances de satisfação, o próprio paciente deverá tomar alguns cuidados antes da realização da cirurgia. Entre eles estão:
- Vir com um acompanhante
- Comunicar a clínica em caso de gripe, resfriado ou indisposição
- Ficar em jejum absoluto 8h antes do horário da cirurgia
- Ficar sem ingerir cafeína 12h antes do horário da cirurgia
- Manter a medicação que habitualmente toma, exceto aqueles medicamentos que interferem na coagulação do sangue, nos sedativos, na anestesia e na adrenalina, e que serão restritos pelo médico
- Evitar bebidas alcoólicas e cigarros durante os dois dias anteriores à cirurgia
- Não usar esmalte ou base nas unhas das mãos
- Levar para o hospital blusa aberta na frente, com botão ou zíper, pois não poderá passar nenhuma veste pelo rosto.