Médico urologista e doutor em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), também é membro da...
iA definição de ejaculação precoce atualmente aceita pelos profissionais de saúde seria a seguinte: "incapacidade do homem de retardar a ejaculação que ocorre sempre ou quase sempre antes ou com menos de dois minutos de penetração e gera insatisfação para o casal".
Lendo a definição, logo de início, percebe-se que este conceito "ejacular rápido" é relativo. Por isso, talvez esta seja uma das patologias onde a individualização da conduta seja mais importante! Sim, porque não existem regras quando estamos falando de satisfação sexual. Para uns, controlar a ejaculação durante 15 minutos é pouco, enquanto para outros o coito durante 4 minutos é absolutamente satisfatório.
Saiba mais: Massagem tântrica: o que é, como é feita e benefícios
Exercícios para prolongar a ereção
Normalmente sugerimos a medicação oral, a terapia psicológica de suporte e, principalmente nos casos de ejaculação precoce primária, onde não há experiência prévia de controle ejaculatório, a utilização dos exercícios direcionados ao conhecimento, controle e reforço da musculatura pélvica pode ser útil.
Os exercícios mais conhecidos são os que movimentam a musculatura do assoalho pélvico ou musculatura perineal. Trata-se de um conjunto de músculos que participam do controle da urina e das fezes.
Uma forma simples de exercitar esta área é tentar interromper o jato urinário durante a micção ou contrair o ânus repetidas vezes. O ideal, entretanto, é passar por uma fase com fisioterapia orientada por profissionais que geralmente recorrem a aparelhos que efetivamente comprovam se o músculo desejado está sendo estimulado pelo exercício.
Tipos de ejaculação precoce
O tema (como todos que envolvem a sexualidade) é bem amplo e por isso, existem diferentes classificações para a ejaculação precoce.
- Primária: quando desde o início da vida sexual o homem convive com impossibilidade de prolongar o coito
- Secundária: Quando surge na vida do indivíduo que controlava bem
- Situacional: No caso de só ocorrer em determinada situação, por exemplo, com uma parceira específica
- Ejaculação precoce subjetiva: onde existe um tempo de controle acima do limite de dois minutos, mas o paciente tem muita insatisfação com a duração do coito.
O emprego de outras técnicas como exercícios perineais desempenha sempre um papel complementar à terapia básica e pode ser muito útil na medida em que reforça a percepção do indivíduo quanto às estruturas desta região.
Diagnóstico e tratamento personalizado para ejaculação precoce
A individualização do tratamento é a regra nestes casos e para isso a escolha do profissional que vai conduzir a terapia é fundamental.
O primeiro passo seria a confirmação do diagnóstico e a definição do tipo de ejaculação precoce. Nos casos de ejaculação precoce primária, onde o indivíduo nunca vivenciou o controle ejaculatório, alertar para o tempo necessário para o sucesso das medidas prescritas reduz a expectativa e aumenta a adesão ao tratamento.
O ideal seria mostrar, através do uso de medicamentos e da terapia de suporte psicológico que existe possibilidade de prolongar o coito. Ou seja, fazer com que o homem na prática consiga mais tempo de penetração. Num segundo momento, oferecer medidas complementares como exercícios para musculatura perineal e técnicas de relaxamento.
Nos casos de ejaculação precoce secundária, o indivíduo já experimentou um período de controle da ejaculação. Nessa situação o tratamento começa tentando identificar o motivo, a causa que gerou a perda do controle.
O mais comum é se tratar de um estresse psicológico como: separação, desemprego, falecimento de ente querido, mas pode ocorrer como consequência de disfunção erétil. O homem que não consegue mais manter a ereção acaba ejaculando rápido para encerrar a relação e não passar vergonha.
Portanto, vale sempre uma boa e franca conversa com o médico especialista. Apesar de complexa, a ejaculação precoce sempre tem como ser tratada.
Técnicas de relaxamento
A ansiedade é a regra quando estamos lidando com ejaculadores rápidos, qualquer tipo de atividade que consiga gerar relaxamento é válida. Muitos profissionais recomendam, junto com a terapia básica, ioga, acupuntura, pilates, aulas de música, pintura e outras atividades que afastem o indivíduo da rotina e do estresse cotidianos. Todavia a ressalva é a mesma mencionada anteriormente: não como terapia única!
A justificativa para a eficácia das técnicas de relaxamento como medida complementar é o fato de reduzir a ansiedade e aumentar a autoconfiança do homem significa melhorar as chances dele obter um avanço no controle da ejaculação.
Dicas importantes para quem tem ejaculação precoce
- A ansiedade está sempre presente mesmo que de maneira inconsciente. Por isso, a base do tratamento da ejaculação precoce está no apoio psicológico, medicação que age no cérebro onde ficam os núcleos de controle da ejaculação e medidas para reduzir a origem dos estímulos excitatórios no pênis
- A ejaculação precoce não se trata apenas de uma questão de tempo, mas sim da ideia bem mais abrangente de ficar satisfeito se desempenho tem conseguido satisfazer a parceira. Logo, se a parceira tem dificuldade de atingir o orgasmo, o tempo de penetração para satisfazê-la necessariamente precisará ser maior, certo?
- O ponto fundamental que ajuda a diferenciar quem tem verdadeiramente a doença conhecida como ejaculação precoce de quem deseja apenas prolongar seu prazer é o fato de que os portadores realmente não conseguem nenhum controle da ejaculação. Sequer percebem o momento ideal para tentar evitá-la. E isso se repete em praticamente todos os encontros sexuais
- Não há condutas padronizadas que resolvam o problema de todos. Busque ajuda com um profissional experiente e com formação sólida. Fuja de locais como nomes sofisticados que se autopromovem como especializados na área de sexualidade, mas onde os profissionais escondem seus currículos.