Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Uma pesquisa recente feita pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, apontou algo que pode complicar a vida dequem tem irmãos: o estudo concluiu que filhos do meio podem ser considerados os elementos mais problemáticos da família.
De acordo com a pesquisa, a ordem de nascimento dos filhos éalgo que pode ser determinante para o futuro dos mesmos. Os cientistasanalisaram dados de irmãos americanos e dinamarqueses, e registraram que osfilhos do meio tinham entre 25% e 40% mais chances de terem algum problema naescola ou até com a lei na vida adulta, apresentando uma tendência à delinquência.
Saiba mais: Atriz do SBT fala sobre morte do irmão de cinco anos
Após a análise, o pesquisador Joseph Doyle, condutor doestudo, afirmou que a educação dada pelos pais é um fator que pode influenciarmuito nesse sentido. Isso acontece porque, em geral, o primogênito, enquantofilho único, acaba recebendo atenção absoluta dos pais e não tem competiçãopara isso.
Além disso, o filho mais velho costuma se espelhar muito maisnos próprios pais, ao contrário do segundo filho, que tem como principalexemplo o irmão mais velho e acaba não recebendo tanta atenção dos pais.
"Os investimentos dos pais em ambos também mudam, sendoque a influências dos irmãos provavelmente contribui para essas diferenças quevemos no mercado de trabalho e o que encontramos na delinquência. É muitodifícil separar essas duas coisas, porque elas acontecem ao mesmo tempo",diz o estudo.