Médico urologista e doutor em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), também é membro da...
iOs médicos denominam o inchaço do pênis como "edema de prepúcio" quando isso ocorre na ponta do pênis. Se o inchaço é bem discreto e ocorre logo após a manipulação do pênis, seja na masturbação ou na relação sexual, podemos considerá-lo normal.
Mas quando não há motivo aparente ou quando ocorre um edema importante acompanhado de dor, isso não pode ser considerado normal e pede a busca de um médico.
Saiba mais: Tamanho do pênis: tire as suas dúvidas
O que causa o pênis inchado?
A principal causa de inchaço no prepúcio é a chamada parafimose. Trata-se da situação em que, após retrair a pele do prepúcio e expor a glande, ocorre um garroteamento dos vasos sanguíneos superficiais e um edema próximo à cabeça do pênis.
A solução do problema é simples: basta cobrir a glande (cabeça do pênis) novamente. Mas se isso não for feito logo, o edema vai aumentando e chega a provocar dor e até necrose de alguns tecidos. Por isso, a parafimose é uma situação que necessita de atendimento médico urgente.
Outras causas de inchaço nessa região são:
- Balanites ou balanopostites, inflamações que podem ser causadas por fungos ou bactérias
- Algumas doenças sexualmente transmissíveis, como a famosa gonorréia
- Manifestações de doenças virais como herpes genital, que quando ocorre pela primeira vez pode ser acompanhada de inchaço no pênis.
Por isso, quando ocorre o inchaço, sem causa aparente, que persiste e se acompanha de dor ou de feridas na pele, procure um médico.
Saiba mais: Como aumentar o pênis: exercícios realmente funcionam?
Quando buscar ajuda médica?
Sempre que o edema progredir, ou seja, aumentar com o tempo ou for acompanhado de dor significativa ou feridas na pele, ou ainda ardência para urinar e secreção pelo canal, vale consultar um médico.
Dá para prevenir o prepúcio inchado?
A melhor forma de proteger a pele do pênis é usar sempre preservativo nas relações sexuais. Quando a masturbação está sendo causa de edema, recomenda-se utilizar um lubrificante apropriado.
Uma higiene adequada também é importante. Lembre-se que o melhor sabonete para essa região é o neutro: coco ou glicerina. Após o banho seque bem o local.
Como mencionado ao descrever a parafimose, é importante manter a pele do prepúcio cobrindo a glande. Evite deixar a glande exposta retraindo a pele por muito tempo.
Leia também: Pênis torto pode ser um problema congênito ou causado por uma fibrose