Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
No trabalho ou em casa, o chá é um ótimo aliado para deixar o lanche da tarde ainda mais saboroso. Uma bela xícara de chá é ideal para aquela pausa necessária entre o almoço e a hora de ir embora do serviço e também para ser servida em casa, só para você ou para receber os amigos.
E, como o assunto é lanche, que tal pensar em cardápios bem legais para acompanhar o chá escolhido a cada dia? Para harmonizar chás com outros alimentos, é importante analisar o sabor tanto da bebida quanto da comida.
Antes de mais nada, conheça alguns conselhos que podem facilitar este processo:
- O sabor do chá não deve sobressair ao do alimento
- Quanto menos oxidado ou fermentado for o chá, como os chás verdes e as infusões (chá de camomila e de hortelã, por exemplo), melhor a combinação com comidas leves, como saladas, bolos simples e frutas pouco ácidas
- Já o chá preto, que possui sabor intenso e encorpado, vai bem com doces, chocolates e pratos com sabores marcantes
- A questão da similaridade ou contraste, aplicada na harmonização de vinhos, também vale para os chás. A similaridade consiste em combinar sabores doces com chás mais adocicados, assim como itens amargos podem ser mais saborosos com alimentos mais amargos. E o contraste é justamente misturar os sabores: doce com amargo.
Chá preto
O chá preto é o mais encorpado de todos e, por isso, muito associado a sabores mais fortes. Não é à toa que muitas pessoas adoram combiná-lo com chocolate. Aliás, tudo que tenha como base esse ingrediente de sabor marcante vai bem com o chá preto. Bolos, mousses e tortas são alguns exemplos.
Outra opção muito popular - e deliciosa - é beber chá preto complementando um lanchinho da tarde com frutas secas, nozes, castanhas e outras oleaginosas. É bom lembrar que a Lipton oferece três opções nessa linha: chá preto, bergamota e bergamota floral. As orientações valem para todos, já que o sabor é encorpado em qualquer uma das opções.
Dica de lanches para combinar com seu chá preto:
- bolos, tortas e mousses de chocolate
- cookie de chocolate
- quiches e outros pratos com queijos com sabores mais fortes
- frutas secas e oleaginosas
- sanduíches com carne vermelha, como rosbife
- pão de queijo
- torradas com queijo.
Chá verde
Tanto o chá preto quanto o chá verde são fortes e com paladares mais amargos, mas o verde é um pouco mais suave porque a planta foi oxidada por menos tempo. Na linha Lipton, o chá verde é encontrado em quatro opções: clássico, laranja e maracujá, hortelã e frutas vermelhas.
Essa variedade influencia bastante a harmonização com os lanchinhos. Usando a regra de combinações de sabores (doce com doce, amargo com amargo ou contraste combinando doce com amargo), é possível harmonizar o chá verde com um sabor mais adocicado justamente pela presença das frutas.
Uma dica imbatível é combinar o chá verde com o que ele vem junto, como por exemplo o chá verde com hortelã com uma salada de frutas refrescante. Já o chá verde com frutas vermelhas vai muito bem com um bolo de limão (o ácido do limão contrasta com o doce das frutas vermelhas).
Dica de lanches para combinar com seu chá verde:
- sanduíche de ricota com maça verde (chá verde com laranja e maracujá)
- salada de frutas (chá verde com hortelã)
- bolo de limão (chá verde com sabor de frutas vermelhas)
- bolo de iogurte
- torrada ou pão com geleia de frutas.
Infusões
As infusões têm sabor mais delicado e, por isso, é preciso redobrar o cuidado para o alimento não sobressair no paladar. As opções de Lipton são: camomila, camomila e mel, limão e gengibre, frutas vermelhas e hortelã.
Uma combinação irresistível é harmonizar os sabores adocicados com alimentos com paladar também mais doce, como um bolo de frutas com o chá de frutas vermelhas. Ou, novamente, uma deliciosa salada de frutas com a infusão de hortelã.
E vale usar a imaginação para abusar das combinações. Uma ideia que Lipton quer te dar é usar um delicioso espetinho de frutas, como abacaxi grelhado salpicado com canela, por exemplo, para mexer o seu chá. Outra possibilidade para realçar o sabor do chá é colocar raspinhas da casca de um limão siciliano na infusão de limão com gengibre. Toques mais do que especiais para o seu chá da tarde!
Dica de lanches para combinar com infusões:
- bolos de frutas
- compotas
- pães com geleias
- biscoitinhos mais adocicados
- doces cremosos, como mousses (especialmente os que levam frutas entre os ingredientes)
- salada de frutas.
Lembre-se: as orientações de combinação procuram extrair o máximo de sabor do chá junto ao lanche, mas quem manda é o seu paladar!