Redatora especializada na cobertura de saúde, alimentação e fitness.
Acima do peso e frustrada após diversas tentativas de emagrecer, a fisioterapeuta Edivana Poltronieri decidiu estudar mais afundo formas de dar subsídios para o seu próprio corpo eliminar gordura. Edivana pensou que a forma de solucionar sua condição seria desinflamar o hipotálamo. Foi assim que começou a nascer o método 5S, baseado em cinco estratégias, que juntas, contribuem para diminuir a inflamação do hipotálamo, levando, consequentemente, ao emagrecimento.
Após consultar muitos trabalhos científicos, ela encontrou pesquisas que apontavam que uma região do nosso sistema nervoso, responsável por controlar a fome, poderia ficar inflamada por causa do consumo exacerbado de gordura saturada. Essa região é o hipotálamo, uma região localizada no nosso cérebro que é responsável, entre outras coisas, pelo controle da ingestão alimentar.
"Vi ali uma oportunidade de testar em mim aquelas informações, ajustando a alimentação com a orientação de nutricionistas, com base no princípio da inflamação do hipotálamo. Também senti a necessidade de ter pessoas me acompanhando, cobrando, pois achava que ia me boicotar, como já tinha feito outras vezes. Então, chamei um grupo de amigos para me supervisionarem no Whatsapp", conta Edivana. "Perdi 9kgs no primeiro mês e vi que não passei fome, foi saudável e resolvi aplicar esse projeto pessoal em uma pesquisa maior, evoluindo o projeto. Juntei profissionais da saúde, fui construindo uma filosofia de trabalho, tudo embasado em artigos científicos sobre aquela estratégia", lembra.
Saiba mais: Jejum Intermitente: confira o guia para começar a dieta
Um estudo nesse sentido, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), investigou a influência dos ácidos graxos na função do hipotálamo. Com o trabalho, os pesquisadores notaram que a gordura saturada é capaz de gerar uma resposta inflamatória nesta área do cérebro. O hipotálamo, por sua vez, quando inflamado, acaba perdendo algumas de suas funções, resultando na desestabilização entre o consumo calórico e o gasto de energia. E é justamente esse problema que o método busca solucionar.
Como funciona o método 5S?
A criadora da técnica, Edivana, estabeleceu cinco pilares que envolvem o processo de emagrecimento, que é acompanhado por diversas especialidades médicas. Os pontos são:
- Reeducação alimentar, com orientação de como o paciente deve escolher suas refeições e grupos alimentares que deve preferir, mas sem cardápio pronto
- Suplementação com nutracêuticos para repor vitaminas e minerais, conforme a necessidade do paciente
- Reprogramação do hipotálamo, que acaba sendo desinflamado e tem sua função regulada com o consumo de alimentos ricos em ômegas 3 e 9
- Tratamentos estéticos que aceleram a desinflamação das células e desintoxicam o corpo
- Apoio de um grupo, que geralmente se comunica pelo Whatsapp.
Para que na rotina do paciente sejam contemplados os cinco pilares, "há o acompanhamento de cardiologistas, especialistas em medicina integrativa, nutricionistas, psicólogos, coaching, esteticistas, entre outros", conta Edivana. A alimentação, feita sem cardápio a seguir, é realizada com a orientação dos profissionais e, para que o paciente se sinta mais seguro em suas escolhas, ele recebe uma lista de alimentos causam inflamação das células e outra lista com aqueles que não causam isso.
Também há a orientação de fazer refeições de três em três horas. "Já a pesagem deve ser feita todos os dias, pois estudos mostram que assim é mais fácil aprender a controlar o peso diariamente e as chances de voltar a engordar diminuem", diz a criadora do método.
Por contar com constante acompanhamento de profissionais, o método 5S não apresenta contraindicações. Isso porque os especialistas analisam, dentro da sua área de atuação, o histórico do paciente, de forma a adaptar o método para sua realidade.
Saiba mais: Dieta low carb: guia completo + cardápios para você emagrecer
Um estudo da Tampere University of Technology, na Finlândia, mostrou que isso realmente acontece. Ainda não se sabe exatamente o porquê de isso acontecer, mas os pesquisadores acreditam que esteja relacionado ao comprometimento com a mudança proposta e o incentivo que os resultados, aferidos diariamente, trazem.
O estudo analisou 2838 pesagens de 40 voluntários, com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior a 25, ou seja, no mínimo com sobrepeso, que estavam tentando diminuir as medidas com mudanças na alimentação. Foi constatado que aqueles que se pesavam diariamente apresentaram maior perda de peso do que aqueles que se pesavam uma vez por semana.
Preço
O método de Edivana tem duração mínima de 90 dias e, para iniciar, é preciso buscar uma clínica franqueada 5S. São mais de 300 espalhadas pelo Brasil. O preço pode variar de acordo com a quantidade de peso a ser eliminada, mas o valor médio mensal é a partir de R$ 1.200, com acompanhamento diário de nutricionista, psicólogo, tratamentos estéticos e suplementação.
Casal eliminou quase 50kg juntos
Com o método 5S, a professora Aurea Uchoa, de 48 anos, e o engenheiro Antônio Uchoa, de 50 anos, conseguiram eliminar 49kg. Ela mandou embora 22kg e, ele, 27kg. O projeto, iniciado em novembro de 2016, trouxe esse resultado em três meses. Ela já passado por uma abdominoplastia, mas o sobrepeso (89kg) persistia.
Ela, que fazia drenagem linfática frequentemente, recebeu a indicação do método e marcou uma consulta. O marido, que também estava acima do peso (118kg) e queria resolver o problema, foi junto com a esposa conhecer.
Saiba mais: Dieta Pronokal regula ingestão de nutriente e emagrece 8kg em um mês
"Nossa vida mudou. Somos outras pessoas. Temos muito mais disposição, nossa relação se fortaleceu ainda mais. A Aurea, que era pré-diabética, hoje não precisa mais tomar remédio e isso graças a nosso novo estilo de vida", diz ele, afirmando ainda que eles estão conseguindo manter o peso desde que encerraram o método, em fevereiro de 2017.