Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iSua geladeira tem alimentos saudáveis? De acordo com uma pesquisa publicada no periódico científico Journal of the Association for Consumer Research, feito pela Academia de Nutrição e Dietética, muitas pessoas acabam comendo demais quando estão consumindo alimentos rotulados como "saudáveis". Isso porque, subconscientemente, nos consideramos menos satisfeitos e preenchidos.
Por isso, os pesquisadores listaram quais são os alimentos que ficam na sua geladeira e que mais atrapalham a dieta. "Se você não tem isso em casa, não vai comer, simples assim", afirma Sarah Krieger, pesquisadora da Academia de Nutrição e Dietética. Confira:
1. Leite com baixo teor de gordura e iogurte
Diariamente surgem novos produtos lácteos com baixo teor de gordura. Porém, de acordo com uma pesquisa da Universidade Tufts, publicada na revista Circulation, pessoas que consomem produtos lácteos com gordura têm risco 46% menor de desenvolver diabetes ao longo de 15 anos em comparação com aqueles que bebem leite desnatado e comem iogurte com baixo teor de gordura e queijo com baixo teor de gordura.
E se você ainda não está convencido, outro estudo feito com mais de 18 mil mulheres de meia idade, feito pela revista americana Women's Health, descobriu que aquelas que comiam mais lácteos com alto teor de gordura tinham uma chance 8% menor de se tornarem obesas ao longo prazo, em comparação com aquelas que comiam menos. Os pesquisadores recomendam apostar nas versões integrais desses alimentos, que geram mais saciedade por causa da gordura.
2. Maionese
Muita gente faz questão de incluir a maionese nas refeições e lanchinhos, mas com 100 calorias por colheres de sopa, este item pode transformar um sanduíche simples em uma bomba de calorias. Então, tente substituir a maionese por outro condimento, como um molho pesto feito em casa, ou por uma maionese feita com abacate.
3. Pão branco
Além de ser pobre em proteínas e fibras, e rico em carboidratos, o pão branco pode até ser prejudicial para o seu coração, de acordo com estudos. Por isso, os pães integrais são melhores para perda de peso, entretanto, uma pesquisa da Universidade de Harvard também mostra que eles podem ajudá-lo a viver mais. Em um estudo de longo prazo publicado na JAMA Internal Medicine, os cientistas descobriram que comer mais grãos integrais foi associado a mortalidade até 15% menor, especialmente mortalidades relacionadas à doenças cardiovasculares. Veja aqui uma receita de pão integral low carb de liquidificador.
4. Carnes processadas
Em 2017, a Organização Mundial da Saúde emitiu um relatório afirmando que carnes processadas são cancerígenas. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, um grupo formado por 22 cientistas de 10 países, que avaliaram mais de 800 estudos sobre carnes e câncer, mostrando que a fumaça do preparo das carnes pode levar à formação de produtos químicos potencialmente cancerígenos. Além disso, essas carnes costumam ter até 1.000 mg de sódio por porção - quase metade da ingestão diária recomendada. Mas calma, se você adora carnes, prefira opções de marcas que oferecem variedades sem nitratos e baixo teor de sódio.
Saiba mais: Pastelzinho de aveia, linhaça e mandioca
5. Refrigerante
Um estudo recente feito por cientistas da Universidade de Iowa descobriu que beber duas ou mais bebidas dietéticas por dia pode aumentar o risco de doença cardíaca em mulheres saudáveis na pós-menopausa em até 30%. Ele também descobriu que pessoas que consomem refrigerantes dietéticos são 50% mais propensas a morrerem por uma doença relacionada à saúde cardiovascular.
Além disso, o consumo regular de refrigerante normal e diet foi associado à síndrome metabólica adulta, hipertensão arterial, ganho de peso na área do estômago e resistência à insulina, o que aumenta suas chances de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Para substituir, vá de água, suco fresco ou chá gelado. Apenas certifique-se de manter o suco em porções menores.
6. Sorvete
Não há como negar, o sorvete é uma sobremesa muito prática e deliciosa, mas ele contém em apenas meia taça cerca de 150 calorias (e quem consegue comer só isso de sorvete?). Uma alternativa é congelar iogurte natural ou grego, com frutas, mel ou geleia. Veja aqui 10 receitas de sorvetes saudáveis.
7. Batata frita congelada
As batatas congeladas têm um teor muito alto de gordura e sal, favorecendo o ganho de peso. Em casa, opte por fazer suas próprias batatas fritas. Corte-as sem tirar a casca (existem 60 tipos diferentes de fitoquímicos e vitaminas nas peles e na batata em si), adicione um pouco de azeite, uma pitada de sal e asse em forno. Confira também esta receita de chips de batata-doce no micro-ondas.