Graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba em 1980. Especialista em Pediatria pelo Conselho...
iO banho da criança deve proporcionar alívio, higiene e diversão, mas a segurança é fundamental.
Crianças têm uma idade média para aquisição de aptidões: andar, correr, falar, montar frases. Elas podem lavar e secar mãos entre 2 e 3 anos, vestir-se com supervisão entre 2 anos e meio e 3 anos e meio.
Percebe-se que o desenvolvimento neurológico ocorre sempre em uma média de idade, e é uma média ampla. Outro fator importante é o estímulo externo.
Além da individualidade de cada criança, é importante levar em conta a família. Superprotetora? Mais leve? Os responsáveis devem permitir que a criança explore seu ambiente e se arrisque (com cautela e supervisão).
A outra questão que deve ser levada em conta para o aprendizado é a pressa. Mamães e papais estão sempre com muitos afazeres. Enquanto isso, a criança precisa de tempo. A velocidade, o timing, a percepção para atividades corriqueiras é diferente da nossa. Aprender demora e pede repetição.
Saiba mais: Como preparar o banho do seu bebê
Por isso, reuni algumas dicas para o banho do seu filho nas diferentes etapas da infância:
Aprender as partes do corpo:
Desde bem novinho, na hora do banho, relacionamos as partes do corpo. Os pais podem repetir "Vamos lavar seu cabelinho!", "Onde está seu umbigo?", "vamos lavar seu bumbum?", brincam de "esconde/achou" e aí despertamos a curiosidade.
Ter brinquedos de banho:
Em um segundo momento damos a criança seus apetrechos de banho: o patinho de borracha, a esponja, sabonete (só os muito neutros!). O começo é assim: incentivo e muita repetição.
Lavar os cabelos:
Lavar os cabelos é uma tarefa mais complicada. Próximo dos 2 anos, começamos a explicar como ela leva o shampoo aos cabelos. Esfregar e enxaguar exige mais habilidade, então ela só pode fazer mais próximo dos 5 anos.
Trocar as roupas:
A criança precisa estar firme em pé. Ela remove roupas, consegue abotoar e desabotoar quando estiver entre 2 e 3 anos.
Saiba mais: Tudo que você precisa para o banho do bebê
Tomar banho no box:
O banho no box é recomendado quando a criança estiver mais próxima dos 5 anos.
Cuidados essenciais na hora do banho:
Além da derrapagem, que em banheiro é mais grave, tenha cuidado com a temperatura. Dos acidentes que podem acontecer com crianças, um dos mais devastadores é a queimadura.
Saiba mais: No inverno, banho dos bebês pede mais atenção
Segundo o Ministério da Saúde, em 2016, 21.390 crianças com idade de zero a 14 anos foram hospitalizadas vítimas de queimaduras. Em 2015, 221 crianças dessa faixa etária morreram por esse motivo e, desse total, 91 tinham entre um e quatro anos de idade.
Assim durante o banho em banheiras, coloque primeiro água fria e verifique a temperatura da banheira imergindo a mão inteira na água, espalhando os dedos e movendo a mão por toda a extensão da banheira, para ter certeza de que não há nenhum ponto muito quente.
A banheira deve sempre ter anti-derrapante. Se estiver no box, é importante tomar cuidado com os ouvidos.
Banheira segura, água adequada, produtos neutros que possam ir a boca sem perigo. Então, nosso bebê está pronto.