Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO famoso ditado "tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo" continua sendo super válido.E um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv (Israel) confirma essa afirmação.
Os participantes da pesquisa foram divididos aleatoriamente em dois grupos: o primeiro seguiu uma dieta que consistia em um café da manhã caprichado, um almoço médio e um jantar leve (Bdiet), enquanto o segundo foi convidado a seguir uma dieta diária baseada em 6 pequenos refeições (6Mdiet). No entanto, as duas dietas diferentes continham um número igual de calorias.
"A hora do dia - quando você come e com que frequência - é mais importante do que o que você come e quantas calorias você consome. O metabolismo do nosso corpo muda durante o dia: uma fatia de pão consumida no café da manhã leva a uma menor resposta glicêmica e engorda menos do que a mesma fatia de pão consumida à noite".disse Daniela Jakubowicz, principal autora do estudo.
Os voluntários foram monitorados por 3 meses, período em que se avaliaram as flutuações do peso corporal e os níveis de glicose no sangue, de modo a destacar as diferenças obtidas com as duas dietas. O resultado mostrou o que já sabia o ditado popular: fazer um rico café da manhã e depois ir diminuindo a quantidade de alimento consumido é uma escolha saudável que promove a perda de peso.
A equipe também concluiu que três refeições ao dia pode ser uma estratégia benéfica aos pacientes com obesidade e diabetes tipo 2. "Essas pessoas tiveram melhor perda de peso, menos forme e melhor controle do diabetes com esse tipo de dieta", explicou Jakubowicz.