Redatora especializada em conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar.
Vermelhidão nos olhos, coceira e olhos lacrimejantes são apenas alguns dos sintomas da conjuntivite. Com a chegada do outono e do inverno, as pessoas tendem a se aglomerar em espaços fechados, aumentando a propagação de doenças infectocontagiosas, como essa.
Ao notar os primeiros sinais de conjuntivite é essencial procurar um oftalmologista o mais rápido possível. De acordo com o oftalmologista Leonardo Marculino, o tratamento para doença irá depender da sua causa, mas os métodos mais eficazes são: uso de colírios lubrificantes prescritos pelo médico e compressas com água filtradas gelada.
Remédio caseiro para conjuntivite funciona?
Existem uma série de remédios caseiros para conjuntivite ensinados entre as pessoas e até em sites na internet:
- Compressa de cenoura
- Compressa de chá de chicória
- Compressa com água com sal
- Compressa de suco de maçã
- Compressa com chá de camomila.
No entanto, Leonardo indica que esses remédios caseiros, na maioria das vezes, não são eficazes. "Os olhos são sensíveis e não devem ser tratados com produtos sem prescrição, pois o quadro pode piorar. Apenas o que for prescrito pelo especialista deve ser utilizado. Isso vale para compressas de chá de chicória, compressas com água e sal, compressas de suco de maçã e compressa de chá de camomila", disse.
Saiba mais: Número de casos de conjuntivite cresce no Brasil em 2018
Além disso, o especialista alerta para aplicação de itens nos olhos. Segundo ele, no olho diretamente nunca deve ser colocado nada que não seja prescrito pelo oftalmologista.
Tratamento caseiro para conjuntivite mais seguro e eficaz
"O que deve ser feito são as compressas com água filtrada gelada, porque a temperatura fria ajuda a diminuir a inflamação local. A melhor coisa a se usar é a água filtrada pois a mesma não vai irritar a pele, os demais produtos podem irritar a pele e complicar a conjuntivite, até mesmo soro fisiológico e água boricada podem irritar devido a presença de sais na sua composição", completa o especialista.
Fatores de risco
O fator de risco mais comum é colocar as mãos sujas e/ou contaminadas nos olhos. Contudo, existem doenças que podem predispor o indivíduo à conjuntivite, como herpes, doenças autoimunes ou virais. A baixa imunidade também pode favorecer o surgimento da conjuntivite.
Outros fatores de risco são:
- Exposição a algo para o qual você é alérgico (conjuntivite alérgica)
- Exposição a alguém infectado com a forma viral ou bacteriana de conjuntivite
- Usando lentes de contato, especialmente uso prolongado.