Redatora de saúde, família e bem-estar, com foco em comportamento e saúde mental.
Existem alguns momentos para uma mãe de primeira viagem em que é necessário respirar fundo e acreditar em si mesma. Um deles é a hora cortar as unhas do bebê. Só de pensar na possibilidade ferir o bebê dá calafrios.
Porém, cortar as unhas do bebê irá evitar que ele mesmo se arranhe ou machuque, além de ser uma questão de higiene. De acordo com a pediatra Priscila Zanotti Stagliorio, é muito comum acumular sujeiras na parte de baixo das unhas, que podem ser absorvidas pelo corpo quando o dedo é levado à boca.
Além disso, por mais que pareça uma tarefa muito complicada cortar as unhas do bebê é uma prática possível e, seguindo algumas dicas práticas, pode ser bem simples para você.
Muitos bebês já nascem com as unhas compridas e precisam cortar ainda na maternidade. No entanto, as unhas dos bebês não são como as das crianças ou dos adultos. Segundo o pediatra e neonatologista Jorge Hubberman as unhas dos recém-nascidos são semelhantes a um papel e são bem molinhas. Isso acontece porque eles ainda não têm cálcio. Logo, à medida que vão se desenvolvendo as unhas vão ficando mais duras.
A coordenadora de enfermagem do hospital Santa Joana Paula Novaes explica que as unhas do bebê podem ser cortadas a partir de 30 dias de vida. Antes disso, o ideal é que ela sejam lixadas suavemente.
Como cortar as unhas do bebê
Primeiramente é importante saber que a mãe, o pai ou o responsável são capazes de cortar a unhas do bebê sem machucá-lo. Pode se tranquilizar, pois vai dar tudo certo.
Os especialistas consultados pelo Minha Vida recomendam cortar as unhas em um momento em que o bebê esteja mais calmo. Hubberman acredita que após o banho pode ser um bom momento, até mesmo porque as unhas do bebê estarão mais moles por causa da água. Priscila diz que também é possível cortar as unhas do bebê enquanto a criança dorme ou durante a mamada.
O melhor é os pais sentirem junto com o bebê qual é o melhor momento em que essa dinâmica pode acontecer de forma tranquila para ambos.
Independentemente do momento que você escolher para cortar as unhas do bebê é importante seguir alguns passos antes de começar:
Separe os materiais que irá usar, como:
- Tesoura ou cortador de unha pediátricos
- Lixa de unha
- Álcool, algodão e água e sabão para o caso de, por acidente, o instrumento machuque um pouquinho as unhas do bebê
Em seguida, coloque o bebê em uma posição que seja confortável para todos e de forma que seja possível segurar e visualizar com facilidade as unhas dele. "No caso de recém nascidos, a recomendação é usar unicamente a lixa de unhas. Para bebês um pouco maiores, o cortador", afirma a pediatra Priscila Zanotti.
O ideal é que o corte seja reto e que permita que os cantos cresçam para fora da pele. Para cortar, segure a pele do dedo para baixo e faça o corte.
O que fazer se por acaso machucar
Ninguém tem a intenção de machucar o bebê, mas pode acontecer de você acidentalmente cutucar um cantinho. Se isso acontecer, mantenha a calma. A pediatra Priscila explica que se for um corte superficial, pressionar o local provavelmente vai parar o sangramento. "Porém, se for um corte profundo, é importante a avaliação do médico pediatra para indicação de tratamentos ? se necessário com remédios e ou antibióticos", completa.
O que fazer se o bebê estiver com as unhas encravadas
Macacões ou sapatos muito apertados podem encravar as unhas do bebê, deixando os cantos vermelhos. Se não receber os cuidados necessários, a ferida pode progredir e dar febre no bebê. Caso o bebê fique com a unha encravada, o ideal é passar um pouco de água morna, aplicar uma pomada cicatrizante e massagear o local com movimentos circulares. Caso piore, o melhor é levar o bebê ao pediatra.
De quanto em quanto tempo as unhas do bebê precisam ser cortadas?
"O recomendado é aparar as unhas tanto das mãos quanto dos pés entre três e quatro dias", explica Hubberman. No entanto, a velocidade de crescimento das unhas pode variar de um bebê para outro, por isso é importante sempre checar como estão as unhas da criança.