Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO iogurte é conhecido pelos diversos benefícios que proporciona ao organismo. Por conter probióticos, ele contribui para o aumento da imunidade e ainda fortalece os ossos por ser uma excelente fonte de cálcio.
Porém, os industrializados podem vir com ingredientes que não são muito bons, como o açúcar e os aditivos. A nutricionista Carolina Hagemann ensina uma receita muito fácil de iogurte grego caseiro que, além de cremosíssimo, leva somente leite pasteurizado e iogurte natural, e não contém açúcar. Confira!
Ingredientes
- 1 litro de leite de saquinho (pasteurizado)
- 1 litro de iogurte natural integral (confira o rótulo do para ter certeza de que não contém açúcar ou outros "aditivos")
Modo de preparo
Misture o leite e o iogurte em uma panela e coloque em fogo baixo para aquecer a mistura. Tome cuidado para não aquecer demais, é preciso que a mistura de leite e iogurte fique apenas morna.
Em seguida, coloque em uma vasilha e deixe descansando fora da geladeira por aproximadamente 8 horas. Após esse descanso, separe outra vasilha, um pano limpo e uma peneira (ou escorredor de macarrão). Cubra a peneira ou o escorredor com o pano, e coloque em cima da outra vasilha, de preferência, funda.
Coloque delicadamente o leite com iogurte no pano e deixe descansando por mais 8 horas para que o soro do leite escorra por inteiro. Após isso, o iogurte estará pronto.