Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe nos primeiros meses de vida tudo que o bebê faz é dormir, quando ele cresce começa a resistir na hora de ir para a cama. Isso acontece quando brincar parece mais legal do que cair no sono. A pediatra Paula Arruda fez um post em seu Instagram desvendando qual o horário ideal para que a criança durma.
Segundo ela, o ideal é que os pequenos estejam na cama entre 19 e 20 horas. Isso é importante sob dois aspectos: a rotina e o desenvolvimento da criança.
Saiba mais: Sono é fundamental para o desenvolvimento da criança
Ter uma rotina de sono impacta diretamente na rotina das outras atividades da criança. Para que ela tenha condições de ter um ritmo alimentar adequado, por exemplo, ela precisa ter um intervalo entre as refeições de no mínimo três a quatro horas. E quanto mais cedo ela dorme, mais cedo ela consegue acordar disposta para ir para a escola.
O desenvolvimento depende muito de uma noite bem dormida porque o GH, hormônio do crescimento, é liberado neste período.
Quantas horas uma criança precisa dormir?
De acordo com a neuropediatra Márcia Pradella, em entrevista ao Minha Vida, nos primeiros anos de vida, a criança tem uma grande necessidade de sono. Depois, entre o segundo e o terceiro ano vai para 12 horas. Na fase escolar cai para 9, e na adolescência esse período volta a crescer, chegando a 9 horas e meia. Isso porque porque é a fase em que o hormônio de crescimento é liberado durante o sono e há estímulo ao crescimento.