Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O sexo, na maioria das vezes, é uma experiência prazerosa. Entretanto, para algumas pessoas, a relação sexual pode adquirir tons negativos após o orgasmo. Isto porque existe uma condição chamada de "disforia-pós-sexo", que causa sensações como a irritabilidade, tristeza e melancolia após a transa.
Até o momento, acreditava-se que a disforia acometia exclusivamente as mulheres. Entretanto, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Tecnológica de Queensland comprovou que o problema também acomete o sexo masculino.
Como o estudo foi feito
Conduzida por Joel Maczkowiack, autor do estudo, e o professor Robert Schweitzer da Universidade de Psicologia de Queensland, a pesquisa reuniu dados de 1.208 homens de diversos países, como a Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e outros, que foram questionados sobre suas sensações pós-sexo.
Resultados
Após a análise, descobriu-se que 41% dos participantes alegaram ter passado pela disforia pós-sexo em suas vidas. 20% dos homens afirmaram que sofreram com a disforia nas últimas quatro semanas, com 4% revelando que tinham a experiência regularmente.
Saiba mais: 8 coisas que acontecem com seu corpo quando para de fazer sexo
Os participantes contaram que durante a disforia, não queriam ser tocados, e apenas queriam ficar sozinhos. Alguns também disseram que sentiram-se insatisfeitos, irritados e inquietos. "Tudo o que eu realmente queria era ir embora e me distrair com qualquer coisa para esquecer de tudo que eu tinha participado", afirma um dos participantes da pesquisa.
Outras emoções como o vazio também foram citadas. Schweitzer diz que os resultados indicam que a experiência sexual masculina é mais complexa do que se imaginava. Isto abre um leque de possibilidades para futuras terapias, além de potencializar o diálogo aberto sobre o sexo entre os homens.
As três primeiras fases das relações sexuais: Excitação, transa e orgasmo - são amplante analisadas. Entretanto, a fase de resolução, que procede o sexo, é pouco conhecida.
Os estudiosos explicam que casais que conversam, beijam-se e trocam carícias após a transa podem evitar a disforia pós-sexo, pois potencializam a fase de resolução, que aumenta a intimidade e conexão do relacionamento.
Saiba mais: Sexo anal: como deve ser a preparação para ter mais prazer