Graduada em medicina pela PUCRS - Porto Alegre (2003), mestre em cirurgia pela Universidade Federal do Rio Grande d...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
Dor no corpo, garganta irritada, dor de cabeça e febre: esses são sintomas incômodos e característicos de gripes e resfriados, comuns nas épocas mais frias do ano. Mas é possível prevenir o contágio dos vírus causadores dessas doenças com algumas práticas de autocuidado. Saiba seis delas para colocar em prática!
1. Evite locais aglomerados
Com o clima mais frio, aglomerações se tornam comuns, bem como o hábito de manter janelas e portas fechadas para manter a temperatura aquecida. Esses são fatores que facilitam a circulação dos vírus causadores de gripes e resfriados. Por isso, a dica número um durante o inverno é evitar lugares fechados e aglomerados. Se não tiver alternativa, tente, ao menos, ficar próximo de uma janela aberta.
Em casa, tenha o hábito de deixar as janelas abertas para que o ar circule e evite o uso de tapetes que acumulam poeira e ácaros. Se o clima estiver muito seco, experimente deixar uma bacia de água sob a cama, que ajuda a umidificar o ar. Troque a água diariamente.
2. Lave bem as mãos
O contágio por gripes e resfriados se dá por meio das mucosas do nariz, da boca e dos olhos. Quando a tocamos em algo que esteja contaminado e passamos nessas regiões, aumentam-se as chances de contaminação. Mantenha as mãos sempre limpas com água e sabão. Caso você não tenha essa opção, carregue um frasco com álcool em gel, indicado para uma higiene rápida e adequada das mãos.
3. Beba bastante água e hidrate-se
O clima seco causado pela baixa umidade do ar é comum no inverno, o que torna ainda mais importante a hidratação. Por isso, procure beber a quantidade adequada de água diariamente. Fazer a higiene nasal com soro fisiológico também ajuda a manter a mucosa hidratada e a eliminar micro-organismos causadores de alergias respiratórias, o que reduz irritações no nariz e na garganta.
Outro ponto importante é prestar atenção às partes externas da pele. O vento, por exemplo, deixa a superfície mais seca e pode, inclusive, fazer com que a boca ganhe um aspecto ressecado, com "casquinhas" soltas. Nessa temporada mais fria, não esqueça de usar protetor solar, cremes corporais e hidratante labial.
4. Alimente-se bem
Uma boa alimentação garante ao corpo o aporte de nutrientes e fortalece o sistema imunológico. Busque uma alimentação variada, com frutas, legumes e boas fontes de carboidratos e proteínas.
Vegetais escuros, como brócolis, são excelentes fontes de ácido fólico, nutriente importante para a produção de glóbulos brancos, que protegem o organismo de doenças e infecções. Peixes, que são ricos em ômega 3, também entram nessa lista. O componente é anti-inflamatório e aumenta a imunidade.
Investir na famosa combinação de própolis, mel e gengibre é mais uma opção. Os ingredientes têm ação antibacteriana, anti-inflamatória e ainda diminuem a produção de muco no sistema respiratório.
5. Pratique atividades físicas
Com o corpo em movimento, você sente mais disposição, o cérebro trabalha melhor e seu corpo fica fortalecido contra infecções como gripes e resfriados. Comece com atividades leves, como caminhadas e, se possível, faça exercícios ao ar livre, longe das aglomerações e sempre com uma garrafinha de água ao alcance das mãos.
6. Vacine-se!
Mesmo com todos os cuidados com o corpo, a vacina é indispensável. Ela é a melhor forma de se proteger contra o vírus da gripe e suas complicações. Todo ano, os órgãos de saúde pública fazem campanhas para incentivar a vacinação, principalmente entre aqueles que integram os grupos de risco, como: grávidas, pacientes oncológicos, crianças, idosos, pessoas com diabetes e cardiopatas.