Sempre teve como vocação a busca pela humanização das relações e o cuidado com as pessoas, é graduada em Psicologia e es...
iQuando uma criança faz birra em público é preciso muita paciência e controle. Quando seu filho apronta, é preciso agir rápido. Para isso, é necessário que a criança saiba o que é certo antes de ser cobrada pelo que fez de errado.
E lembre-se: agressão física não passa de um desabafo dos pais, que demonstram, assim, não ter o devido controle sobre as próprias emoções. Gritos não são nada eficientes, mostram apenas desequilíbrio e perda da razão.
Quando seu filho tem ataques de birra e gritos em público, calmamente se aproxime, abaixe até ele e peça para se acalmar, o acalente abraçando ou pegando no colo (depende do tamanho da criança), explique que o que ele está querendo não é possível e diga outra coisa que ele pode fazer naquele momento. Sempre em um tom de voz baixo, diga qual será a consequência ao chegar em casa, caso ele não mude de atitude. Jamais aplique uma consequência negativa em público.
Uma situação importante a ser destacada é se você estiver em uma festa, por exemplo, não vá embora. Quando punimos uma criança, essa punição deverá ser dirigida apenas a ela. Se você deixar a festa, punirá a família toda.
Por isso, ficam os conselhos:
- Nunca expor a criança
- Nunca distrair a criança do fato, isso é fugir da situação, pois esta não estará solucionada e ensinada, apenas tardamos
- Através de atitudes fazer com que a criança perceba que não pode ter tudo, mas existem muitas coisas que pode fazer ou ter. É a ocasião de recordá-la "Isto não" mas "isto sim".
A maneira como agimos nestes momentos ensina os filhos como deverão agir diante dos acontecimentos da vida.