Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Os benefícios da amamentação são diversos, e um dos principais é o aumento da imunidade do bebê. E segundo um estudo realizado pela Universidade de Queensland, a saliva dos pequenos em contato com o leite materno faz com que o corpo bloqueie micróbios por até 24 horas, o que potencializa a saúde física.
Emma Sweeney, autora do estudo, explica que é importante que o sistema imunitário reaja dessa forma, já que existem muitas bactérias orais presentes no momento da amamentação.
"Nossas descobertas sugerem que o leite materno é muito mais do que uma fonte de nutrição para os bebês. Ele também é importante na hora de moldar um microbioma oral saudável", explica Sweeney em entrevista o Eurekalert.
Saiba mais: Refluxo em bebês: tipos, causas e sintomas
O microbioma é um conjunto de bactérias, fungos e vírus que compõe o nosso organismo, sendo importantes para o combate de doenças. O leite materno também é rico em uma enzima chamada xantina oxidase, que interage com a saliva do bebê.
O resultado desta interação é a liberação de peróxido de hidrogênio, que ativa a lactoperoxidase, enzima secretada pela saliva e outros glândulas da mucosa e que tem propriedades antibacterianas. Como resultado desse processo, ocorre o crescimento e fortalecimento do organismo.