Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Calor e férias são a combinação perfeita para um banho de mangueira no quintal. Além de refrescar as crianças, a brincadeira é divertida para elas. No entanto, a prática esconde um perigo. O Corpo de Bombeiros de Las Vegas alertou quanto ao risco de queimaduras que existe quando se esguicha a água que está acumulada na mangueira exposta ao Sol.
Em seu Twitter, o órgão alertou: "Aqui em Las Vegas, uma mangueira de jardim exposta à luz solar direta durante o verão pode aquecer a água dentro da mangueira a 60 graus celsius, o que pode causar queimaduras especialmente para crianças e animais. Deixe a água fluir alguns minutos para esfriar antes de esguichar em pessoas ou animais".
Junto com o recado, o Corpo de Bombeiros postou a foto de Nicholas Woodger, um menino que foi queimado desta forma quando tinha apenas nove meses. Sua mãe iria encher a piscina, mas, antes, jogou um pouco de água com a intenção de refrescar o bebê.
Aliviando o calor
Se a temperatura estiver muito alta, o bebê pode se sentir mais aliviado ao ficar durante o dia sem roupas - só de fraldas. "Essa medida refresca a sua pele se estiver muito calor, evitando alergias e problemas", explica o pediatra Francisco Lembo.
No verão, nada de manter o bebê em locais fechados. "Quanto mais arejado e fresquinho a criança estiver, menos chances de ter doenças de pele clássicas do calor, como brotoejas que acontecem no bebê que transpira muito", justifica a pediatra Camila Reibscheid.
Com o calor, a pele do bebê pede mais de um banho ao dia. "O banho deve ser morno e não se deve esfregar a pele do bebê, já que o intuito é apenas refrescar a pele", ensina Francisco Lembo. A pediatra Camila também recomenda o uso de sabonete apenas em um dos banhos do dia. "Se usado todas as vezes, o sabão tirar a camada de gordura responsável pela proteção da pele", justifica.
Nesta matéria, há mais dicas de como deixar a pele do bebê livre de problemas no verão