Graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Possui especialização em Pediatria e Pneumologia...
iAlguém já se deparou com a situação de carregar sacolinhas de supermercado nospunhos e, após um período, apresentar urticária (lesão caracterizada pela presença devermelhidão com formação de placas na pele e coceira intensa)?
Ou sentou-se por muito tempo em uma cadeira e, após um período, notou urticária nas costas? Esse tipo de urticária chama-se de pressão tardia, e é umaforma de urticária física (resultantes de um estímulo físico sobre a pele).
Ela geralmente se desenvolve entre um período de quatro a seis horas após oestímulo - daí o nome de urticária de pressão tardia. As lesões podem durar entre 9 e 72 horas e as áreas mais acometidas são rosto, mãos, tronco, nádegas, pés,ombros, abdômen e membros inferiores.
Pode estar associada à febre, mal-estar, fadiga, calafrios, dor de cabeça e dor nas articulações, simulando um quadro de infecção. As lesões geralmente são dolorosas,podem causar uma sensação de queimação e apresentam pouca coceira (diferentedas formas usuais de urticária).
Saiba mais: Urticária: o que é, tipos, tratamentos e como identificar
Os estímulos relacionados com esse tipo de urticária incluem caminhar longasdistâncias, ficar de pé por longos períodos, ficar sentado sobre uma superfície dura,carregar peso em mochilas, bolsas e sacolas, usar roupas apertadas e com elásticocomo alças de sutiã e cintos, manipulação dentária, beijar, ter relações sexuais, baterpalmas e usar ferramentas (martelo e chave de fenda).
As causas da doença não estão bem esclarecidas. Sabe-se que há participação demastócitos, cininas com liberação de histamina. A alergia alimentar pode atuartambém como um agente facilitador do processo.
É uma doença rara, com uma prevalência na literatura de 2%. É mais comum noshomens do que nas mulheres, e o pico ocorre entre 20 a 30 anos. É uma doençacrônica com duração média de nove anos, podendo ser caracterizada como umadoença incapacitante, principalmente para quem realiza trabalhos manuais.
Nos questionários sobre qualidade de vida, os índices para vitalidade, reação emocional, qualidade do sono e energia são baixos, enquanto o de isolamento social é alto.
Saiba mais: Urticária crônica é aquela cujos sintomas duram mais do que seis semanas
Cerca de 60% dos indivíduos com urticária de pressão tardia apresentamconcomitantemente urticária crônica espontânea (quando não se encontra a causa daurticária), dermografismo e angioedema associados. A urticária de pressão tardia podeser agravada por ingestão de AAS, pelo calor ou no período menstrual.
O paciente deve procurar orientação com o especialista alergista para confirmação dodiagnóstico, através da história clínica e, se possível, realização de testes deprovocação. Ele deve ser orientado a evitar ou limitar os estímulos de pressão, mudarde posição quando estão muito tempo sentados ou de pé. Alguns pacientesnecessitam de readaptação ao trabalho (mecânicos, pedreiros, estivadores emilitares).
Para o controle através da medicação estão indicados anti-histamínicos (antialérgicos)que não causem sono, muitas vezes em doses elevadas, já que a resposta geralmenteé baixa. Em casos mais graves podem ser indicados imunossupressores - ambossempre prescritos por um médico.